O GSH Banco de Sangue de Santo André estará aberto nos feriados de 15 e 20 de novembro e convida a população a reservar um momento do dia para praticar um ato de solidariedade: doar sangue e salvar vidas. Nesses dias, a unidade funcionará normalmente, das 7h às 12h, pronta para receber os doadores com conforto e segurança.
Feriados costumam provocar uma redução significativa nas doações, já que muitas pessoas aproveitam o tempo livre para viajar ou descansar. No entanto, é justamente nesses períodos que os estoques de sangue tendem a ficar mais baixos.
Doar é rápido e salva vidas
Ao mesmo tempo, o feriado é uma oportunidade ideal para doar, já que muitos estão fora da rotina e podem dedicar cerca de 40 minutos para um gesto que pode salvar até quatro vidas. A doação de sangue é um processo simples, seguro e fundamental, pois os hemocomponentes são essenciais em cirurgias, tratamentos oncológicos, atendimentos de emergência e casos de doenças crônicas, entre outros.
A instituição ressalta que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e necessários neste momento. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo. As doações podem ser feitas de segunda sábado, e nos feriados de 15 e 20 de novembro, das 7h às 12h, no GSH Banco de Sangue de Santo André, localizado na Av. Dom Pedro II, 877 (Próximo ao Parque Celso Daniel), com estacionamento no local.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar a partir de 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.