COP30 e a luta contra a desinformação

Nesta primeira semana de COP30 diversas discussões interessantes e importantes para a busca de soluções para o clima foram destaque, mostrando que o assunto é muito maior que um problema ambiental, é também um problema de saúde, educação, finanças e informação.

Vamos citar aqui algumas das ações que enxergamos ser interessantes e que precisam ser colocadas em prática o quanto antes para que estes desafios mundiais possam ser superados da melhor forma possível.
O Brasil criou o Belém Health Action Plan, um plano que demonstra que as mudanças climáticas já afetam a saúde da população e que o sistema de saúde precisa estar preparado.

Também foi discutido que é necessária a criação de escolas sustentáveis e, ainda, ensinar as crianças desde o começo da sua jornada de aprendizado a cuidar do planeta e formar professores capazes de realizar este objetivo.

Além disso, foi lançada a Declaração sobre Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, iniciativa global que estabelece compromissos internacionais compartilhados para combater o impacto crescente da desinformação, da informação falsa, do negacionismo e dos ataques deliberados a jornalistas, defensores, cientistas e pesquisadores ambientais, promovendo informações precisas e baseadas em evidências. Que este projeto avance com a adesão da grande maioria dos países.

Para tudo isso acontecer, formas de financiar estas ações já estão sendo elaboradas, pois o planeta precisa de medidas urgentes. Afinal, como o presidente Lula disse “a mudança climática não é mais uma ameaça do futuro, é uma tragédia do presente”.

E de que lado você quer ficar? Nós preferimos acreditar que seja o da saúde das pessoas e da verdade.

A direção