A Secretaria Municipal de Segurança de São Caetano, recebeu um drone DJI Mavic 3T, equipamento de alta tecnologia que passa a integrar as operações de policiamento aéreo da GCM e reforçar o trabalho do grupamento Dronepol. O novo recurso amplia a capacidade de monitoramento, patrulhamento preventivo e resposta rápida a emergências, marcando mais um avanço na modernização da segurança pública.
A aquisição também visa reforçar as ações que integram o Programa ABC+Seguro, e fortalecer o trabalho de cooperação das GCMs por meio de operações conjuntas nas fronteiras, troca de informações e o emprego de tecnologia voltada à prevenção e ao enfrentamento da criminalidade em toda a região do grande ABC.
O drone foi recebido pelo prefeito do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, nesta semana, na Estrada dos Alvarenga, epicentro da Operação ABC+Seguro, que contou com 126 agentes, 64 viaturas, 22 motos e duas bases móveis.
A Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS) será utilizada em operações táticas, ações integradas com outras forças de segurança, monitoramento de grandes eventos e fiscalização em áreas de grande circulação, além de apoiar atividades da Defesa Civil e da Saúde Pública, como o mapeamento de áreas de risco ou ocorrências emergenciais.
As imagens captadas pelo equipamento serão integradas em tempo real ao Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura, ampliando o alcance visual das equipes em solo e permitindo respostas mais ágeis e precisas.
O modelo DJI Mavic 3T conta com câmera térmica, zoom híbrido de até 56 vezes e sensores de alta resolução, o que garante eficiência tanto em ações diurnas quanto noturnas.
O prefeito destacou o investimento contínuo em tecnologia como um dos pilares da segurança pública de São Caetano.
“Os equipamentos de última geração serão fundamentais para ações de inteligência, monitoramento noturno, buscas e ocorrências complexas, fortalecendo a segurança em todas as cidades da região.”, afirmou.