Pacientes internados poderão receber visita de seus pets em São Bernardo

De autoria do Executivo, proposta foi avalizada por unanimidade na Câmara e permite que familiares possam levar cães e gatos para visitar os tutores nos equipamentos de saúde

Um gesto de humanização com grande impacto na saúde das pessoas: projeto de lei da Prefeitura de São Bernardo, obteve aprovação da Câmara Municipal, na última sessão, autorizando pacientes internados a receber visita de animais de estimação nos hospitais do município.

A nova legislação prevê que cães e gatos possam ser levados por familiares à unidade de saúde onde seus tutores estiverem hospitalizados. Outros animais poderão ser autorizados, mediante avaliação médica.

A proposta, aprovada por unanimidade, destaca que a terapia assistida por animais é amplamente reconhecida em diversos países, como uma consequência da humanização dos tratamentos hospitalares. A lei foi sancionada pelo prefeito Marcelo Lima e secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, na sexta-feira (14).

“A saúde não é feita só de remédios, de exames, de cirurgias e consultas. A saúde também é feita de amor, empatia, de momentos de carinho e isso é o que essa lei quer proporcionar, visando influenciar diretamente no tratamento e bem-estar do paciente. Quem tem um pet sabe o quanto esses animais de estimação são importantes nas nossas vidas e em um momento de fragilidade, quando a pessoa está hospitalizada, o que mais ela quer é poder estar, ao menos por um tempo, perto de quem ela ama. E isso se estende a familiares, amigos e animais de estimação”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

A permissão inclui a visitação em hospitais públicos, privados, conveniados e cadastrados no SUS. O ingresso dos animais deverá ser agendado perante a administração da unidade de saúde, respeitando os critérios estabelecidos pela instituição.