Festival Conexão Cultural agita Diadema com muito Samba e debate sobre Cultura e Cidadania

Evento gratuito acontece neste sábado (22), na Praça do Samba, com shows de Toninho Geraes, Almirzinho Guineto, SP5, Os Baladeiros e debate sobre arte, questões raciais e cidadania

O Festival Conexão Cultural chega a Diadema em mais uma edição que celebra a música, a arte
e o diálogo social. Neste sábado (22), a partir das 11h, a Praça do Samba – localizada na Rua Caranguejo, altura do número 240, Jardim Marajá – será palco de um evento gratuito que une grandes nomes da música brasileira e discussões fundamentais sobre cultura, cidadania e diversidade.

A programação musical traz artistas consagrados e novos talentos em uma celebração da pluralidade cultural. Sobem ao palco Toninho Geraes, Almirzinho Guineto, o grupo SP5, Os Baladeiros e Debinha Ramos, em um grande encontro que promete emocionar o público e valorizar as diferentes expressões do samba e da música popular.

Além das apresentações musicais, a edição de Diadema traz o Petrobras Debate, com o tema “Arte, Questões Raciais e Cidadania: cultura como política pública contra a violência”. O bate-papo contará com a participação de Nivaldo Brito dos Santos – pesquisador, escritor, editor e agente cultural, mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP – e João do Belmonte, psicopedagogo, professor e artista, criador do projeto Geloteca e vencedor do Prêmio Sabotage como melhor grafiteiro de 2021. A mediação será feita por Isaias Zazá, roteirista, diretor e produtor cultural, criador da websérie Vovô Chico e seu amigo Livro e coordenador do Debate Petrobras do Festival Conexão Cultural.

Além dos shows, o público poderá aproveitar a Feira Multicultural Petrobras, com experiências artísticas variadas, manifestações populares e atividades lúdicas infantis. O Petrobras Debate também integra a programação, ampliando o diálogo sobre a importância da cultura como instrumento de transformação social.

A iniciativa reforça o papel do Festival Conexão Cultural como espaço de convivência, valorização da diversidade e democratização do acesso à arte. A proposta é unir gerações e estilos, em um ambiente de celebração e encontro entre artistas e comunidade.

O evento conta com patrocínio da Ticket Edenred, apoio da Lei de Incentivo à Cultura, produção da Arte Nova, apresentação da Petrobras e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço

Festival Conexão Cultural – Diadema
Data:
22 de novembro de 2025
Horário: a partir das 11h
Local: Praça do Samba – Rua Caranguejo, altura do número 240 – Jardim Marajá – Diadema
Entrada gratuita

Apoio
SINDSAÚDE ABC
Instituto Nosso Espaço