A programação de atividades culturais do Mês da Consciência Negra continua neste sábado (22) em Santo André com a realização do concurso de Miss e Mister Beleza Negra, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. No dia 26 (quarta-feira) a Casa da Palavra recebe a Ocupação Dolores da Vida. No dia 28 (sexta-feira), de volta ao Cine Theatro, acontece o evento Do Começo ao Recomeço, em homenagem à trancista Isabel Tranças.
Também no dia 28 acontece o segundo Novembro Negro Andreense, que traz atividades no Parque Antônio Pezzolo – Chácara Pignatari, na Vila Camilópolis, e continua na Casa da Palavra Mário Quintana, no dia 29 (domingo). Todas as atividades são gratuitas.
Neste sábado, o concurso Miss e Mister Beleza Negra, acontece das 14h às 21h, com feira e moda afro, letramento racial, além de apresentações musicais e dança. A iniciativa é do Instituto Social Afro Brasileiro.
No dia 28, o Cine Theatro Carlos Gomes volta ao circuito com evento Do Começo ao Recomeço – In Memorian de Isabel Tranças, um projeto que propõe a realização de um evento cultural em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e na preservação da memória de Isabel Cristina, conhecida como Isabel Tranças – trancista, empreendedora, militante da cultura afro e fundadora do salão afro “Isabel Tranças”.
O evento terá feira afro, apresentações de teatro, música e dança, desfile, exposição e venda de roupas criadas pela trancista e a apresentação do Instituto Isabel Tranças. O evento acontece das 19h às 22h.
Nos dias 28 e 29 (sexta e sábado), acontece a segunda edição do Novembro Negro Andreense. O Parque Antônio Pezzolo – Chácara Pignatari recebe as atividades no dia 28, a partir da 11h. Organizado pelos movimentos negros da cidade, o evento terá jogos africanos, histórias infantis e rodas de conversa com educadores até as 20h. No dia 29, o Novembro Negro acontece na Casa da Palavra, com feira de empreendedores negros, exposição e atividades culturais, também das 11h às 20h.
Mapeamento
Ainda no dia 29, mas com início às 10h, acontece o Encontro Raízes Vivas: Mapeamento das Comunidades Tradicionais em Santo André, promovido pela Secretaria de Cultura de Santo André, por meio do Departamento de Bibliotecas, Preservação e Memória, em parceria com grupos organizados da sociedade civil, com objetivo de reconhecer, valorizar e registrar as referências culturais de matriz africana no município.
A ideia é fortalecer os territórios tradicionais, preservando a memória e ampliando a participação social na construção das políticas públicas culturais. O encontro vai acontecer no Cine Theatro Carlos Gomes.
Endereços:
- Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes – Rua Senador Fláquer, 110 – Centro
- Casa da Palavra Mário Quintana – Praça do Carmo, 171 – Centro
- Parque Prefeito Antônio Pezzolo – Chácara Pignatari – Avenida Utinga, 136 – Vila Camilópolis