Pelo segundo ano consecutivo, a decisão da Libertadores será entre clubes brasileiros: Flamengo e Palmeiras disputarão o título da Glória Eterna no sábado (29), às 18h (de Brasília), no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. Em 2024, Botafogo e Atlético-MG realizaram a final, sendo que o título ficou com a equipe carioca.
Esta será uma reedição da final de 2021, e para muitos, é considerada a maior de todos os tempos devido ao momento e estrutura das equipes. Na última vez que se encontraram na decisão, que aconteceu no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o título ficou com a equipe de São Paulo que venceu por 2 a 1 na prorrogação, com gols de Raphael Veiga e Deyverson. O gol dos cariocas foi marcado por Gabigol.
Para apimentar ainda mais a decisão, o vencedor do duelo será primeiro tetracampeão brasileiro da competição. O Palmeiras foi campeão em 1999, 2020 e 2021. Já o Flamengo conquistou o troféu em 1981, 2019 e 2022. Além deles, Santos, São Paulo e Grêmio também possuem três títulos cada.
Para chegar à decisão, o Palmeiras fez o que parecia impossível, reverteu um placar de 3 a 0 contra a equipe da LDU, em partida disputada no Equador, fazendo 4 a 0 no Allianz Parque.
O Flamengo, por sua vez, venceu em casa por 1 a 0, e segurou o empate em 0 a 0 diante do Racing, na Argentina.
Quem será o campeão desta edição?