As ações integradas de segurança em Santo André seguem surtindo efeito.
Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que o município registrou redução de 49% no número de roubos de veículos em outubro de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024. Em um ano, as ocorrências do tipo passaram de 102 para 52.
“Os indicadores confirmam que Santo André está no caminho certo e comprovam nosso compromisso permanente com a segurança pública. Continuaremos investindo em tecnologia, integração entre as forças de segurança e ações inteligentes para proteger nossa população. Seguiremos trabalhando com firmeza para que esses números sigam caindo. A segurança é uma das prioridades do nosso governo e vamos continuar empenhados para garantir uma cidade cada vez mais tranquila, moderna e preparada para enfrentar os desafios do presente e do futuro”, declara o prefeito Gilvan Ferreira.
Diversos índices criminais apresentaram recuo no período. Os números relativos a furtos de veículos recuaram significativamente, em 37,3%, passando de 466 em outubro do ano passado para 292 neste ano. Outros tipos de roubo recuaram 16,8% (de 542 para 451), enquanto outros furtos diminuíram 7,3% (831 para 770). Já os roubos de carga caíram 22%: 9 em 2024 para 7 em 2025.
Há algumas semanas, Santo André reforçou seu sistema de monitoramento com o reconhecimento facial e inteligência artificial integrados às câmeras inteligentes espalhadas pela cidade, que são geridas e monitoradas pelo Centro de Operações Integradas (COI) e contam com interligação com a Muralha Paulista, do Governo do Estado.
Desde 2022 a cidade já contava com a Muralha Eletrônica de Segurança. Assim, a soma dessas tecnologias permite que tanto pessoas procuradas pela Justiça quanto veículos produtos de roubo ou furto, entre outras irregularidades, sejam identificadas as forças de segurança devidamente acionadas.