Mauá passa a integrar Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Iniciativas ligadas à emergência climática e espaços qualificados de interação entre pessoas foram reconhecidas como parte de uma ação global, apresentadas da COP30

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu o reconhecimento oficial de ações desenvolvidas na cidade que colaboram na construção de um futuro sustentável e colaborativo para a criação de políticas públicas. “Agora, os programas ‘Mauá Recicla’, ‘Jardim das Abelhas’ e ‘Troca Verde’ estão no Mapa de Emergência e Resiliência Climática, no GeoReDUS, e Mauá passa a integrar a Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, após a participação no ‘Mutirão ReDUS Rumo à COP30’ a convite da Secretaria Geral da Presidência da República”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo Soares de Araújo.

A GeoReDUS é uma plataforma que disponibiliza de forma aberta e gratuita dados georreferenciados a nível intramunicipal para apoiar gestores em decisões de políticas públicas para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. Ali constam dados de moradia, população, saúde, educação, infraestrutura e serviços urbanos, integrando informações de diferentes fontes em um único local de forma simples. O ReDUS reúne organizações e sociedade civil que atuam em rede e tem apoio do Ministério das Cidades, da Cooperação Alemã, GIZ, Andus, ORI, Fundação Tide Setúbal, Frente Nacional de Prefeitos e Cidade Presente.

Iniciativas mauaenses

Grande atração para crianças e adultos, o Jardim das Abelhas está localizado no Parque Ecológico Oswaldo Dias, na avenida Capitão João, nº 3220, no Jardim Guapituba. O local oferece uma imensa variedade de fauna e flora, com este especial presente para os visitantes que são as colmeias de abelhas sem ferrão. Inaugurado em 2023, o Jardim das Abelhas tem um paisagismo com flores que atraem estes insetos, servindo de espaço para educação ambiental e contato com a Natureza e funciona das 7h às 17h, todos os dias. 

Mauá Recicla é um programa que foi divisor de águas na cidade, com o grande envolvimento da população. Criado para ampliar a coleta seletiva de resíduos, orienta sobre os materiais e sobre sua reciclagem. Além de atender alguns bairros com a coleta porta a porta, conta com a distribuição de vários recipientes em Postos de Entrega Voluntária (PEVs), no Paço Municipal e em outros departamentos, e com bags que recebem o descarte da população. Tudo isso, depois de triado, gera renda para catadores.

Troca Verde é um programa que promove a barganha de objetos recicláveis por ração de cães ou gatos ou ainda por alimentos. A implantação do programa tem ações de educação ambiental e revitalização. As equipes da Prefeitura apresentam o programa e cadastram interessados, realizam limpeza, remoção de lixeiras clandestinas, ampliação da coleta de resíduos sólidos, revitalização do entorno e paisagismo na calçada. Desde 2023, cerca de 450 famílias participaram, mais de uma tonelada de recicláveis foi trocada por 1400kg de alimentos e ração para animais domésticos. Também foi feito o plantio de 51 árvores nativas e construção de canteiros elevados de alvenaria e plantio de espécies nativas e ornamentais.