Parece brincadeira, mas não é. Volta e meia boatos sobre a taxação do Pix voltam a circular nas redes sociais, provocando reações das mais variadas naqueles que acreditam em tudo que vem e ouvem.
Mas, a Receita Federal tem reagido com firmeza a cada investida dos mal-intencionados, e disponibiliza em seu site esclarecimentos à cerca do boato mentiroso, afirmando que “são completamente falsas as informações sobre monitoramento de movimentações financeiras via Pix para fins de tributação” e ainda explica que nossa Constituição proíbe a tributação de movimentações financeiras o que inclui o Pix.
Essa polêmica gira em torno da Instrução Normativa 2.278 da Receita, publicada em 2025, que estende regras de transparência dos bancos às fintechs, sem rastrear ou identificar transações específicas. Algo que já era exigido e é fundamental para evitar crimes como lavagem de dinheiro.
Então, propagar tal notícia fake, além de colocar em risco vidas de pessoas, fortalece o crime organizado, que se beneficiam com golpes. Geralmente, quem divulga esse tipo de conteúdo, lucra com repercussão do assunto nas redes sociais.
Portanto, se chegar até você notícias dizendo que o Pix será taxado, denuncie!
Não compartilhe!
É mais uma mentira daqueles que não tem nada para fazer ao invés de tentar atrapalhar a vida, já tão complexa, da população brasileira.
A direção.