USF Jardim Serrano é a 11ª unidade de saúde entregue à população de Ribeirão Pires

Em dois anos e meio, a gestão municipal já entregou seis unidades de saúde novas ou revitalizadas, modernizando mais da metade da rede de Atenção Básica

Após mais de 30 anos de espera, o Jardim Serrano e região recebeu a sua primeira saúde da Família (USF) da história. A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou no último dia 22, a USF Jardim Serrano, a 11ª unidade da Atenção Básica da cidade. Com investimento de R$ 1,8 milhão, proveniente de recursos estaduais e do Tesouro Municipal, a nova unidade deve beneficiar mais de 4 mil pessoas, com capacidade de realizar mais de 1,5 mil atendimentos por mês.

Em dois anos e meio, a Prefeitura já entregou seis Unidades de Saúde da Família novas ou revitalizadas. O prefeito Guto Volpi destacou que o município avança de forma planejada na modernização da rede municipal de saúde, que hoje já conta com mais da metade da Atenção Básica totalmente revitalizada nesse período.

“Em 2024, estivemos aqui no bairro para anunciar um sonho antigo dos moradores, que precisavam se deslocar até o Parque Aliança para receber atendimento. Hoje, a população ganha um equipamento moderno, completo e perto de casa. É com gestão, responsabilidade e trabalho que seguimos avançando e entregando resultados concretos para a saúde da cidade”, afirmou o prefeito.

Além do Jardim Serrano, a unidade atende moradores da microrregião do São Caetaninho, Jardim Santo Antônio, Chácara Aliança, Estância das Rosas, Jardim Esperança, Jardim Lisboa e Recanto Vista Alegre. A unidade leva o nome de Maria Benevides dos Santos, moradora da cidade, reconhecida por sua trajetória marcada pela solidariedade, acolhimento comunitário e dedicação ao cuidado com o próximo.

Avanços na saúde

A entrega da USF Jardim Serrano marca a 6ª unidade de saúde modernizada na gestão do prefeito Guto Volpi, entre as 11 existentes no município. O fortalecimento da Atenção Básica também se reflete nos números: em 2025, Ribeirão Pires registrou mais de 360 mil atendimentos em seus equipamentos de saúde, um crescimento de 73%.