O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, recebeu nesta sexta-feira (30) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro esteve na cidade para anunciar o início das atividades da unidade móvel do Governo Federal, destinada à realização de exames de tomografia e ultrassonografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa beneficiará a microrregião do ABC – que compreende Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, carente desse tipo de serviço.
Fruto de uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal, o programa ‘Agora Tem Especialistas’ tem como objetivo principal reduzir filas e acelerar diagnósticos. A carreta, com capacidade média de 60 exames por dia, permanecerá na cidade até 6 de março.
Na oportunidade, o ministro detalhou o investimento federal de R$ 13 milhões para Mauá, destinados à construção de uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas e às reformas das UPAs Vila Magini e Santa Lídia.
Além desse montante, Padilha citou outros investimentos em andamento via PAC Saúde, como a reforma de diversas UBSs e de quatro UPAs, além da construção da Policlínica, que contará com diversas especialidades e cujas obras devem começar ainda em fevereiro.
“A policlínica terá especialidades médicas como cardiologia, pneumologia, dermatologia e ortopedia, além de equipamentos para exames de imagem. Além de tomografia, ressonância e ultrassom, haverá aparelhos para diagnósticos de visão”, frisou o ministro.
Os atendimentos começaram na sexta-feira (30), às 13h, após evento oficial que contou com presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de autoridades municipais e regionais, como o prefeito Guto Volpi (Ribeirão Pires). A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e em sábados alternados, no mesmo horário, com capacidade média de 60 exames por dia. A previsão é que o paciente receba o resultado em 24h.