Neste mês de fevereiro se evidenciam duas cartas para o cenário brasileiro, são elas: arcano XI, A Força e a carta xamânica 22, Castor, o Construtor.
A Força, na representação de uma mulher a domar um leão, simboliza o feminino em seu aspecto superior da mente humana, a inteligência sutil e elevada. O leão representa nossos aspectos mais primitivos. A mulher ou consciência superior atua como mediadora entre o ego e as forças de natureza animal. Ela mantém a fera sob seu domínio, educando-a com calma, perseverança, delicadeza e plena consciência. É destemida, demonstrando que o controle do medo conduz à ação correta, unindo coragem à ternura. É a expressão do autodomínio através do aspecto feminino da nossa psique. Acentua a importância de educarmos nossos instintos mais primitivos, que se manifestam através da dominação e violência.
Castor é o Construtor, com forte sentido de proteção do núcleo familiar. Na construção de sua casa prepara diversos pontos de escape, para não ser encurralado. Tem grande senso de preservação comunitária. Esta carta xamânica ressalta a importância das soluções alternativas, evidenciando a conciliação, cautela e o discernimento na ação.
Em fevereiro a cautela, preservação e proteção do núcleo familiar, discernimento e autodomínio serão fatores de grande importância. Qualquer ato de violência contra outro ser, núcleo familiar ou comunitário deverá ser controlado e se necessário contido, através de limites coerentes. Nada de cabeça quente nas ações, para se resolver qualquer coisa que seja. Autocontrole e discernimento serão o melhor que se possa fazer. Devemos nos lembrar que será o mês do Carnaval no Brasil, portanto, total discernimento, autocontrole e grande senso de preservação.
Que possamos neste segundo mês, viver da melhor forma possível no aspecto individual e coletivo, onde, volto a ressaltar, o discernimento, autocontrole e senso de preservação e proteção da vida serão fundamentais.
Lembrete: Esta publicação é continuidade da matéria “Influência para o Brasil em 2026”, da edição do dia 10 de janeiro, no Imprensa ABC.