Um encontro de formação educacional realizado na última quarta-feira (4), em Rio Grande da Serra, marcou o início das atividades do ano letivo para os profissionais da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no salão da Paróquia São Sebastião, com apoio da Unipar e da Prefeitura do município, e teve como objetivo capacitar os docentes e fortalecer as práticas educacionais na rede pública. Ao todo, cerca de 350 profissionais participaram da atividade, distribuídos entre os períodos da manhã e da tarde.
A programação incluiu palestra ministrada por Giselda Perê, prestadora de serviços do Museu de Arte Moderna (MAM), que já atuou em encontros formativos anteriores. O encontro promoveu discussões sobre práticas pedagógicas que valorizam a diversidade, ampliam repertórios culturais e fortalecem ambientes escolares mais inclusivos.
“Estive aqui no final do ano passado, os professores pediram para eu retornar e a Unipar deu esta possibilidade. O tema é desafiador, mas é fundamental seguir construindo formas de se encantar no mundo por meio desta sabedoria que vem da ancestralidade”, afirmou Giselda.
Para Mônica Rodrigues, professora municipal de Rio Grande da Serra, a ação foi muito proveitosa. “Traz uma dinâmica diferenciada, traz outras vivências para dentro da nossa rede, o que é muito importante e contribui muito com o processo de aprendizagem dos nossos alunos e dos professores também.”
A ação integra a agenda anual da companhia em Rio Grande da Serra e região, que prevê diversas iniciativas voltadas à saúde, segurança, cidadania e meio ambiente junto à comunidade local.
“O apoio a esse evento é uma continuidade do que fizemos no final de 2025, quando também promovemos palestras com educadores do MAM para os professores de Rio Grande da Serra. A pedidos, retornamos para dar continuidade e reforçar os conceitos que eles aplicarão em sala de aula. Acreditamos que o papel das empresas vai além dos negócios. É essencial contribuir para o desenvolvimento social das comunidades em que estamos presentes”, destacou Bárbara Valsézia dos Santos, coordenadora de Comunicação na fábrica da Unipar de Santo André, no ABC Paulista.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Camaçari (BA), Cubatão (SP), Santo André (SP) e também em Bahía Blanca (AR). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia elétrica renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais. Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.