Em reunião realizada na tarde de quarta-feira (11), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), foram definidos o número de participantes, a fórmula de disputa e as datas do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 de 2026, último patamar do futebol profissional do Estado de São Paulo. A competição será disputada em 18 datas, entre 19 de abril e 16 de agosto, período em que será conhecido o campeão da Segundona paulista. Ao todo, 24 clubes entram na disputa por duas vagas de acesso à Série A4 de 2027, destinadas ao campeão e ao vice. Grêmio Esportivo Mauaense e Mauá Futebol Clube representam o ABC.

Em relação aos participantes, algumas novidades, sendo que no campeonato de 2026, são nove clubes a mais em relação aos 15 times que disputaram a Bezinha em 2025. Novas equipes estrearão no profissionalismo paulista: Santa Fé FC, de Santa Fé do Sul; Riopretano FC, de São José do Rio Preto; Paulínia Futebol Universitário e Sporting Club Paulinense, ambos de Paulínia e Itaquaquecetuba Athletico Clube. José Bonifácio, Grêmio Catanduvense, Mogi Mirim, Grêmio Osasco Audax, Votoraty FC e Barcelona Esportivo Capela retornam.
Os participantes, divididos em quatro grupos regionalizados com 6 times cada, se enfrentam dentro dos grupos em turno e returno, somando 10 rodadas na fase inicial. Seguem na competição os quatro melhores de cada grupo, que a partir das oitavas de final (segunda fase) jogarão no sistema de mata-mata, com os cruzamentos das 16 equipes classificadas de acordo com a classificação geral, inclusive nas fases posteriores. Em caso de igualdade nos confrontos eliminatórios, a definição será nos pênaltis. Não haverá paralisação do campeonato durante a Copa do Mundo, sendo que todas as 150 partidas serão transmitidas pela plataforma Paulistão Play.
Os grupos ficaram assim definidos:
GRUPO 1: América FC (São José do Rio Preto), CA Assisense, José Bonifácio EC, Riopretano FC, Santa Fé FC e Tupã FC.
GRUPO 2: AE Santacruzense, Grêmio Catanduvense, Independente FC (Limeira), Mogi Mirim EC, São Carlos FC e SE Matonense.
GRUPO 3: AA Flamengo (Guarulhos), AD Guarulhos, Grêmio Osasco Audax, Paulínia FU, Sporting Club Paulinense e Votoraty FC (Votorantim).
GRUPO 4: AD Manthiqueira (Guaratinguetá), Barcelona Capela (São Paulo), Grêmio Mauaense, Itaquaquecetuba Athletico Clube, Mauá FC e União Mogi.