A Unipar celebrou Contrato de Compra de Energia Elétrica para aquisição de 33 MW médios com a Ventos de São Norberto Energias Renováveis, entidade do grupo da Casa dos Ventos. O contrato tem prazo de vigência de 15 anos com início de período de suprimento de energia estimado para 2028.
A celebração desse contrato ocorre no contexto da criação de uma joint venture entre Unipar e a Casa dos Ventos. Após o cumprimento das condições precedentes, a Unipar tem o direito de participação societária correspondente a 9,8% do capital econômico da companhia.
“Energia é um insumo essencial para a indústria química e um fator determinante para competitividade. Com a nossa quarta joint venture em geração renovável, combinamos disciplina na alocação de capital e a eficiência das nossas operações”, afirma Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar. “A iniciativa contribui para a diversificação da matriz energética da companhia e para a redução da exposição à volatilidade do mercado.”
“Em um cenário desafiador para o setor, previsibilidade energética é um diferencial relevante. A autoprodução nos permite mitigar riscos de mercado, otimizar custos e reforçar a resiliência operacional e financeira da companhia”, complementa Cannaval.
A parceria reafirma o posicionamento da Casa dos Ventos como estruturadora de soluções de autoprodução para grandes consumidores industriais, viabilizando acesso competitivo a fontes renováveis.
“Este acordo com a Unipar reforça nossa capacidade de estruturar soluções customizadas de autoprodução para grandes consumidores industriais, combinando eficiência econômica, segurança energética e sustentabilidade. Estamos apoiando a indústria brasileira em sua jornada de transição energética e descarbonização com projetos sólidos e de longo prazo”, afirma Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
Com o novo projeto, a Unipar passará a destinar aproximadamente 192 MW médios às suas fábricas no Brasil. As unidades industriais da companhia já operam com 100% de energia elétrica renovável, seja por meio de autoprodução ou de contratos de longo prazo. A Unipar mantém ainda três outras joint ventures nos complexos Tucano (BA), Cajuína (RN) e Lar do Sol (MG), responsáveis pelo abastecimento das unidades de Camaçari e Cubatão.