O município de Rio Grande da Serra deu mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública com a chegada de uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O prefeito Akira Auriani explicou que, pelos critérios do programa do SAMU e Ministério da Saúde, o atendimento contempla somente municípios com mais de 100 mil habitantes, enquanto Rio Grande da Serra tem cerca de 50 mil moradores. Ainda assim, a cidade buscou a inclusão no sistema.
Para ele, a conquista repre-senta mais do que a chegada de um veículo.
“Não se trata apenas de receber um veículo, mas de ampliar nossa capacidade de salvar vidas. Essa ambulância reforça a estrutura da saúde do município e traz mais agilidade no atendimento à nossa população.”
Akira também explicou que, com a entrega, o município seguirá os trâmites necessários para a integração definitiva da unidade ao sistema regional, incluindo adequações técnicas, habilitação e organização operacional.
“Agora vem a base e vem o custeio de cinco equipes para poder manter o SAMU. Cinco médicos, cinco enfermeiros, auxiliares, motoristas, toda uma equipe, que por ano custa para a nossa cidade 3 milhões de reais, que será custeado também pelo governo federal. É toda uma construção que é feita, que não é do dia para a noite.”