Transporte Escolar

Diariamente, São Bernardo transporta gratuitamente 9,7 mil alunos da rede municipal

Divididos em 502 linhas espalhadas pela cidade, transporte chega, inclusive, à região do pós-balsa

A Prefeitura de São Bernardo transporta gratuitamente, por dia, 9,7 mil alunos da rede municipal pública de ensino. A frota de 265 veículos – entre ônibus de grande e médio porte, micro-ônibus e vans adaptadas para transportar estudantes com necessidades especiais – percorrem 502 linhas espalhadas pela cidade, chegando, inclusive, à região do pós-balsa.

Transporte Escolar


Para oferecer um serviço de melhor qualidade para os alunos, todos os condutores e acompanhantes são orientados quanto aos procedimentos necessários para o transporte seguro das crianças, em especial das deficientes.

O serviço de transporte escolar é disponibilizado para alunos matriculados na rede municipal que estudam em escolas com distância igual ou superior a 1.500 m de sua moradia, com a condição de que a unidade seja a mais próxima de sua residência.

Também é oferecido o transporte caso a unidade de ensino fundamental onde o aluno estuda tenha sido indicada pela Secretaria de Educação em decorrência de excesso de demanda na escola mais próxima de sua casa.

O serviço atende também alunos que residem em locais de difícil acesso e aqueles cujos pais ou responsáveis comprovem serem incapazes de se locomover.

De acordo com a secretária de Educação, Cleuza Repulho, “em São Bernardo os direitos das nossas crianças são garantidos. Essa é uma decisão de governo, do prefeito Luiz Marinho”, afirmou.

Transporte particular – Para sensibilizar pais de alunos sobre a importância de contratar transporte escolar privado legalizado, a Prefeitura lançou a campanha Transporte Escolar Legal. O objetivo é garantir a segurança dos alunos no trajeto de casa até a escola.

Durante a campanha – realizada por meio de cartazes, folders e outros materiais -, alguns dos assuntos discutidos serão as condições de segurança do veículo contratado, se o condutor é qualificado e autorizado para exercer a função, qual percurso é feito, se há um contrato de prestação de serviço e suas garantias. Os materiais serão distribuídos em unidades de ensino e outros locais com grande circulação de pessoas.

Além de manter visível o Certificado de Registro Municipal (CRM), os veículos legalizados, aptos a transportar os alunos, devem ter, em suas partes laterais e na traseira, a palavra ‘ESCOLAR’ e o número de controle (prefixo).

Veículos em situação irregular podem ser denunciados pelo telefone 0800-192280.