A Prefeitura de São Bernardo do Campo deu início a mais uma importante obra viária que aliviará sensivelmente o trânsito na região central da cidade: o prolongamento da Rua Kara, no Jardim do Mar, até a Rua Atibaia, no Baeta Neves. A obra, antiga solicitação dos moradores do Baeta, deverá reduzir em até 30% o volume de veículos no entorno do Paço Municipal.
Segundo a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, trata-se da implantação de uma via nova, de 15 metros de largura e extensão aproximada de 600 metros. Com investimento de R$ 1,6 milhão, a intervenção faz parte do conjunto de propostas para otimizar o Sistema de Integração Viária Municipal, criando ligação direta entre as avenidas Senador Vergueiro e Pereira Barreto, além de unir o B. Baeta Neves e o município de Santo André à região da Avenida Kennedy.
No trecho entre a Senador Vergueiro e a Avenida Aldino Pinotti será feita a abertura de novo viário no terreno que antigamente pertencia à fábrica da Tognato. Já na parte compreendida entre a Aldino Pinotti e a Pereira Barreto será feita readequação na via existente para possibilitar a ligação com o bairro Baeta Neves, por meio da transposição da Av. Pereira Barreto.
Para isso, serão necessárias alterações que envolvem o corredor do trólebus. As tratativas entre a Prefeitura e a EMTU, empresa responsável pelo gerenciamento do corredor de trólebus, já estão em andamento.
“Além de criar nova opção de acesso a Santo André, os moradores do Baeta Neves ganharão mais uma entrada e saída do bairro, sem precisar passar pela região do Paço. Isso vai refletir na diminuição do número de veículos nesse entorno”, afirma a diretora de Engenharia de Tráfego Fernanda Casagrande.
Outra avenida que será beneficiada é a Lucas Nogueira Garcez, uma vez que a Rua Kara passará a funcionar como alternativa à via Anchieta, aliviando o acesso pelo Km 18. A previsão é que as obras estejam concluídas até maio.