Alckmin: Dependentes químicos terão uma nova oportunidade de inclusão social

São Paulo vai oferecer emprego a dependentes

Serão ofertadas, inicialmente, 40 vagas para cidadãos que aderiram ao Programa Recomeço

Dependentes químicos terão uma nova oportunidade de inclusão social. O governador Geraldo Alckmin acaba de anunciar 40 vagas de emprego para cidadãos viciados em crack que estão em tratamento. As vagas de emprego serão para atuar como auxiliar de serviços gerais e administrativos na Secretaria da Justiça e no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas). “O salário será de R$ 395,00, incluindo vale-transporte e vale-refeição”, afirmou Alckmin.

São Paulo vai oferecer emprego a dependentes

Alckmin: Dependentes químicos terão uma nova oportunidade de inclusão social


A iniciativa faz parte do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego. Só serão contratados os interessados que aderiram ao Programa Recomeço, pois o objetivo é oferecer um serviço que inclua tratamento e capacitação profissional, garantindo ao dependente químico uma nova oportunidade de vida. “O tratamento é essencial para essa doença, que precisa de acompanhamento”, explicou o governador.
O contrato da Frente de Trabalho terá duração de nove meses. Os dependentes trabalharão de segunda a quinta-feira, seis horas por dia, e devem seguir em tratamento no no Cratod. Na sexta-feira, participam de curso de capacitação profissional.

Programa Recomeço

Criado há um ano, o Programa Recomeço trata dependentes químicos e familiares com ações integradas entre as secretarias da Saúde e Justiça e Defesa da Cidadania, Desenvolvimento Social e Emprego e Relações do Trabalho. São oferecidas para tratamento de saúde, reinserção social, apoio familiar e frente de trabalho.
“Estamos fazendo um importante trabalho. Até agora foram mais de 3 mil pacientes internados, inclusive alguns casos graves. Foram feitos, também 10.246 acolhimentos, ou seja, pessoas que foram encaminhadas para comunidades terapêuticas”, informou o governador.