Moradores de São Bernardo vão escolher mascote para o Parque Estoril

Votação pode ser feita no site da Prefeitura; jaguatirica, tamanduá-mirim, papagaio chauá e coruja orelhuda são as opções de escolha

Os moradores de São Bernardo do Campo têm a oportunidade de escolher qual será a primeira mascote do Parque Natural Municipal do Estoril, no Riacho Grande. A votação, que pode ser feita por meio do site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br) e no próprio parque, segue até o dia 27 de março. Estão concorrendo quatro espécies da fauna da Mata Atlântica: ja guatirica, tamanduá-mirim, papagaio chauá e a coruja orelhuda.

Nesta semana, alunos da rede municipal terão a oportunidade de fazer sua escolha. “Vamos visitar algumas escolas municipais da região do Riacho Grande. Quanto ao restante da rede, vamos contar com a ajuda da Secretaria de Educação, que irá disponibilizar a votação em seu portal”, disse a diretora do departamento de Gestão Ambiental Gabriela Priolli.

Gabriela destacou que o objetivo da votação é chamar a atenção dos munícipes para a importância sobre a preservação da Mata Atlântica e de animais silvestres. “Essa é uma maneira de valorizar a preservação dos nossos espaços ambientais, como a unidade de conservação municipal, que é o parque. Quem quiser pode visitar esses animais que estão concorrendo ao posto de mascote, no zoológico municipal do parque”, destacou.

História – Inaugurado em 1954, o Parque Estoril se espalha por aproximadamente 375 mil m² às margens da Represa Billings e dispõe de quiosques, sanitários, vestiários, brinquedos e teleférico, entre outras opções de lazer. Uma das atrações mais visitadas é o zoológico instalado no parque desde 1985, que abriga em torno de 250 animais de 70 espécies, algumas sob o risco de extinção, como a jaguatirica, o cachorro-vinagre, a arara azul e o tamanduá-mirim. Além da visitação, a instalação do zoológico tem como objetivos o estudo, a reprodução de animais selvagens em cativeiro e educação ambiental.

A divulgação do resultado para escolha da mascote será no dia 30 de março, durante a festa de comemoração do Dia da Billings, no Parque Estoril.

Veja algumas características dos animais concorrentes

Jaguatirica: felino brasileiro, conhecido por viver em florestas da Mata Atlântica.

Tamanduá mirim: animal de hábitos noturnos, que muitas vezes é chamado de tamanduá de colete, por conta da coloração da sua pelagem.

Papagaio chauá: espécie que corre risco de extinção por conta da degradação de seu habitat, a Mata Atlântica.

Coruja orelhuda: imponente e grandiosa, representante das aves caçadoras e que pode ser observada durante a noite em muitos locais da cidade.