Espaço conta com caçambas para acondicionamento de entulho, recicláveis, lixo orgânico e material volumoso, como madeira, armários e sofás velhos
São Bernardo do Campo passou a contar na última segunda-feira (31) com o oitavo ecoponto, espaço onde são acondicionados materiais destinados à reciclagem. A área, na altura do número 200 da Rua João de Barros, no Jardim Regina, recebeu duas caçambas para entulho, com capacidade de armazenamento de quatro toneladas cada, três para material reciclável e três de lixo orgânico. O espaço tem local reservado também para o acondicionamento de material volumoso, como madeiras, s obras de cama, sofás, armários e guarda-roupas.
Os outros sete pontos de coleta em funcionamento na cidade estão situados nos bairros Rudge Ramos, Parque dos Pássaros, Dos Casa, Montanhão, Divinéia, Batistini e Três Marias, este último entregue na quinta-feira (27).
Nesses espaços, exceto lixo orgânico e entulho, tudo o que é coletado – como lata, papel, plástico e papelão – é direcionado para as cooperativas de reciclagem Cooper Luz e Cooperativa Reluz. Os ecopontos não recebem pneus, podas de árvores, produtos químicos, lâmpadas e resíduos eletrônicos. O equipamento entregue nesta segunda-feira é o único a contar com caçamba para coleta de lixo orgânico.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos Tarcísio Secoli, os ecopontos são importante ferramenta para acabar com os 200 pontos de descarte irregular de lixo na cidade. Durante a entrega do ecoponto no Jardim Regina, ele destacou a importância da participação da comunidade. “Todo programa ambiental precisa de adesão da sociedade. Não adianta fazer se as pessoas não se motivarem, não levarem o material a ser descartado para o local correto.”
O aposentado Reinaldo Feitosa, convidado para representar o bairro na cerimônia, reforçou as palavras do secretário. “As melhorias não ocorrem se a gente não participar. Tenho certeza que esse (entrega do ecoponto) é só o começo de muitas melhorias que virão para a nossa comunidade”, disse.
Segundo o secretário de Serviços Uranos, a meta da Prefeitura é instalar 30 ecopontos na cidade até o fim do próximo ano. Outros dois pontos de coleta deverão ser entregues até junho.