Jovens do Turma Cidadã conhecem o mangue de Praia Grande, no litoral

Visita à área de preservação foi realizada nesta terça-feira e contou com o apoio de embarcação do programa Navega São Paulo

Os jovens que fazem parte do Programa Turma Cidadã, da Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, visitaram na última terça-feira (22) os mangues da Praia Grande, cidade litorânea do Estado de São Paulo. A atividade coordenada pelo Eco Juventude teve como objetivo proporcionar a vivência dos jovens neste diferente ecossistema, que possui flora e faunas únicas.

A atividade teve como ponto de partida a área de lazer Ézio Dall’Acqua, conhecido popularmente como Portinho e que fica na região do Sítio do Campo da Praia Grande. Os jovens embarcaram em lancha escola do Projeto Navega São Paulo, na qual navegaram ao longo do Mar Pequeno e puderam conhecer áreas de preservação dos manguezais daquela região do litoral paulista, assim como o Parque Estadual Xixová-Japui.

De acordo com a coordenadora do programa Eco Juventude Cleyde Chieregatto, a atividade teve duas horas de navegação e foi ótima oportunidade para que os jovens pudessem conhecer ecossistema de extrema importância. “As árvores de manguezal, por exemplo, protegem as zonas úmidas contra o oceano, formando habitat para inúmeras espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, aves e insetos.”

A visita dos jovens do Turma Cidadã aos mangues da Praia Grande faz parte da formação cidadã, que por meio de atividades formativas e de esporte, cultura e lazer, constrói estratégias para garantia do protagonismo juvenil e fortalecimento dos vínculos sociais.