Conferência Nacional de Saúde

Odete Gialdi abre etapa da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

São Bernardo do Campo sedia etapa macrorregional da Grande São Paulo, preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Saúde

A secretária de Saúde de São Bernardo do Campo, Odete Gialdi, abriu na noite da última terça-feira (22) a etapa macrorregional da Grande São Paulo da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). A conferência, que prossegue até esta quinta-feira (24), reuniu no primeiro dia 190 pessoas e tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalha dora nos 38 municípios representados no evento.

Durante a abertura, Odete falou sobre a necessidade de se pensar maneiras que contribuam para melhorar as relações do trabalho, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores. “O trabalho hoje tem uma centralidade na vida das pessoas, e é necessário pensar meios para que gere bem estar e saúde a essas pessoas. E só conseguiremos produzir isso com amplo debate, olhando os modos de produção, relações sociais e econômicas que hoje estão estabelecidas”, afirmou.

A atividade contou ainda com Paulo Rogério da Silva, representando a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) I – Grande São Paulo Vânia Tardelli; o coordenador estadual da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e conselheiro estadual de Saúde Benedito Alves de Souza; a conselheira municipal de Saúde e coordenadora estadual de Plenária Ana Lúcia de Mattos Flores; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo José Freire da Silva.

Após a abertura e considerações iniciais foi realizada a conferência magna sobre o tema central do encontro, com a participação do professor Ricardo Rodrigues Teixeira, do Departamento de Medicina Preventiva da USP, que trouxe ao debate a questão “Saúde e Trabalho”, abordando as relações entre ambos; e a secretária de Saúde de Mauá, Célia Cristina Pereira Bortoletto.

Conferência Nacional de Saúde


A abertura contou ainda com apresentações culturais, entre as quais, do grupo musical da Associação dos Metalúrgicos Aposentados (AMA) do ABC, que exibiu repertório de músicas populares. O presidente da AMA-ABC e vocalista do grupo, Wilson Ribeiro, desejou “sucesso e sabedoria nas decisões, que serão importantes para toda a população.”

Na quarta-feira (23), segundo dia da conferência, foram realizadas palestras que abordaram diferentes enfoques da prática da saúde do trabalhador, como a participação da comunidade nas ações de saúde, os reflexos na saúde do trabalhador trazidos pelo desenvolvimento socioeconômico e a efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Hoje, último dia do encontro, além da leitura de moções, haverá a escolha das 12 propostas prioritárias que serão apresentadas durante a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, prevista novembro, em Brasília. Também serão eleitos os delegados que representarão a Grande São Paulo durante o encontro nacional.