Santo André terá 37 pontos de vacinação, em São Bernardo vacinação será até dia 9/5
A Secretaria de Saúde de Santo André dá início à campanha de vacinação contra a gripe. No total, serão 37 pontos no município entre unidades de Saúde, Centros de Especialidades e postos volantes no supermercado Coop do bairro Ipiranguinha, Carrefour Pedro Américo e hipermercados Extra e Coop, ambos na Vila Luzita. Neste ano, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais da Saúde, idosos e doentes crônicos com prescrição médica.
O diferencial deste ano é a faixa etária estendida de crianças, que passou dos menores de dois anos para menores de cinco anos, atingindo um público ainda maior na cobertura vacinal.
No último dia 26 de abril foi realizado o chamado Dia D de combate à gripe, onde todos os postos estiveram abertos das 8h às 17h, aplicando as doses. Ações simultâneas, na Oliveira Lima, no largo do Quitandinha e na Unidade de Saude Parque Miami fizeram parte da campanha de imunização, abrangendo os grupos prioritários. Em 2013, foram vacinadas 117.356 pessoas, atingindo a meta de 94,79%.
Em São Bernardo campanha irá até o próximo dia 9
A Secretaria de Saúde de São Bernardo promove até o dia 9 de maio, duas ações preventivas nas 32 UBSs: a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que faz parte de iniciativa nacional contra a doença, e a Campanha de Prevenção contra o Câncer Bucal. No caso da vacinação anti-gripal, além de imunizar contra os vírus mais comuns, a prevenção se estende ao vírus Influenza A (H1N1), mais conhecido como vírus da gripe suína. No sábado, dia 26 de abril, as UBS funcionarão exclusivamente para a aplicação das vacinas.
Em relação às campanhas anteriores, a novidade da campanha deste ano é o acréscimo da faixa etária de 2 anos a 5 anos incompletos. No ano passado, a vacinação de crianças era dirigida apenas aos menores de 2 anos.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do grupo considerado de risco em relação à gripe. Integram esse grupo crianças de seis meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de Saúde, gestantes, puérperas (até 42 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, detentos e funcionários do sistema prisional. As pessoas vacinadas em anos anteriores deve retornar aos postos de vacinação.