Como está sua Auto Estima?

Tina Simão

Tina Simão

2 de Maio

A fonte da auto estima está na infância, ou melhor, nasce no mesmo instante com o bebe que depende do adulto para satisfazer suas necessidades de alimentação, segurança, reconhecimento, aceitação e amor. Tarefa árdua para o pai e a mãe que nem sempre conseguem cumpri-las, mesmo que tenham a melhor das intenções.

Durante o crescimento muitas pessoas procuram preencher o vazio dentro de si, provocados pela falta de aceitação procurando o sucesso profissional , as realizações materiais, tendo comportamentos doentios, ou ainda esperando que o outro ou alguém a satisfaça.

Ao chegar a idade adulta a pessoa percebe que é possível preencher este vazio gerador da sensação interior de algo que está errado, usando da intuição para perceber novas formas de comportamento sentindo-se melhor internamente.

Dicas para melhorar a Auto-estima

– Conscientize-se que você é um ser maravilhoso, especial, amado e amável, criação única de Deus. Esta é a base da auto-estima e ninguém pode tirar esta realidade de você.

– Auto-estima é o conhecimento intimo e profundo de que você tem importância e de que é aceitável exatamente como você é. É uma solidez no âmago do seu ser.

– A vergonha destrói a auto-estima. Quando a vergonha é saudável nos diz que fizemos algo errado mas quando é toxica nos diz que somos errados. Cuidado.

– Tenha valores e princípios significativos alicerçando sua vida e entregue-se a eles com todo seu coração. E se em algum momento desonrar seus valores, admita as consequências e perdoe-se pelo erro.

– Quando fizer alguma coisa que não gosta investigue se sua ação foi movida por necessidades não satisfeitas. De atenção a essas necessidades e procure ajuda quando necessário.

– Faça coisas boas e bem feitas reconhecendo os pontos onde você brilha e partilhe esse brilho com o universo.

– Pense nos momentos em que você se sentiu bem consigo mesmo e reviva essas sensações. Quando sua auto-estima estiver abalada, abasteça-se dessas boas lembranças.

– Desafie-se a crescer, veja os erros como aprendizado para tornar-se tudo que você tem intenção de ser.

– A auto-estima é um raio de energia que vibra dos pés a cabeça, firmando o que você é agora e elevando-o para objetivos maiores.

– Vazio e sensação de derrota significam auto-estima baixa. Desenvolva a auto-estima de forma sadia para não correr o risco de utilizar formas prejudiciais e derrotistas para sentir-se melhor.

– Não use substancias ou comportamentos que alterem seu estado de espírito com a finalidade de preencher seu vazio interior. São soluções falsas e passageiras que no fim diminuirão a sua auto-estima.

– Sucesso material, realizações, aprovação de outras pessoas funcionam por um certo tempo. A aprovação de que precisa é a sua própria.

– Criticar, atacar e competir com os outros, livrar-se de sentimentos de culpa projetando-os nos outros ou envergonhando-os na tentativa de livrar-se de seus erros ou fracassos só o levarão a exaustão. Perceba quando você envergonha os outros na tentativa de se libertar da própria vergonha.

– Cuidado com a vergonha tóxica, que diz que você é o erro. Livre-se dela. O que às vezes exige um trabalho penoso e analise.

– Agradeça as pessoas que lhe deram amor e o auxiliaram a desenvolver sua auto-estima.

– Quando adultos temos o poder e a responsabilidade de curar a auto-estima ferida. Reserve um tempo e se auto avalie e mude sua mensagem interna mudando suas crenças antigas.

– Se você guardou internamente mensagens de preconceito, ignorância, herança ou religião erradas, corpo ou funções físicas ou outras informações inadequadas substitua-as valorizando a obra prima extraordinária que Deus criou em você.

– Perceba que as pessoas que por algum motivo prejudicaram sua auto estima refletem a baixa de auto estima delas em você e nunca a realidade de quem você é. Separe a crítica construtiva das mensagens que o envergonham.

– Ao ser envergonhado a raiva é uma sensação saudável porque significa que você não aceita o que estão lhe fazendo. Expresse sua raiva de forma segura, construtiva e respeitosa, fazendo com que as pessoas saibam o quanto o comportamento delas o magoa e por que. Sugira que tenham uma atitude mais respeitosa e que reconheçam seus direitos.

E finalmente, as pessoas não podem lhe dar auto-estima mas podem apoia-lo e lhe oferecer o tipo de mensagens positivas que você precisa ouvir e nas quais precisa acreditar. Procure amigos que reconheçam suas boas qualidades e que afirmem amorosamente o seu valor. Você tem condições de ser apenas você: a pessoa única e encantadora que a imaginação de Deus pôs no mundo. Viva a partir do seu centro.

Tina Simão

Tina Simão

Mestre em Reiki, Taróloga, Terapeuta, Angelóloga, Escritora, Diretora do Luz Interior – terapias alternativas.