Bloqueio Criativo – Tocar Álbuns na Íntegra

No cenário musical atual, existem muitas bandas que ainda se mantém vivas somente por antigos sucessos. Já não é novidade pra ninguém que, muitas bandas não possuem a mesma criatividade para fazer música como antes. Este fato é mais visível ainda nos shows, onde algumas bandas tocam no máximo 3 músicas de discos novos. Posso até citar alguns exemplos (alguns, até me doem ter que falar mal, mas é a realidade).
Bloqueio Criativo - Tocar Álbuns na Íntegra
É uma heresia falar mal do nosso querido vovô Ozzy Osbourne, mas quando assisti ao show de 2008, em São Paulo, ele tocou apenas uma música recente na época (I Don´t Wanna Stop), o resto do show foi inteiro só de clássicos (mesmo assim foi um dos melhores shows que eu fui na vida). O show do Metallica no Rock in Rio IV foi bem parecido; o repertório estava lotado de músicas antigas e pouquíssimas novas. Mas afinal, isso é bom ou ruim?

Na verdade, depende do ponto de vista. Para as bandas é muito bom, já que, tocando clássicos e sucessos, a aceitação do público estará praticamente garantida. E até para o público é bom; quem não gosta de ir num show e conhecer todas as músicas (falo até por mim)? Mas se você parar pra pensar, isso pode não ser tão bom assim. O fato de não ser bom, é que os fãs sempre querem ouvir material novo, músicas novas, clipes novos, mas nem sempre (existem exceções) estes novos materiais saem tão bons quanto os de antigamente.

De uns anos pra cá, algumas bandas perceberam esta falta de criatividade e resolveram aderir a uma nova moda nos shows: tocar álbuns na íntegra. Para quem não sabe, tocar álbuns na íntegra, é a banda tocar todas as músicas de um determinado álbum na mesma ordem do álbum.

Confira abaixo algumas bandas (ou artistas) que aderiram a esta nova moda:

Metallica
Em 2012, o Metallica fez uma turnê pela Europa comemorando 20 anos de lançamento do Black Album, e adivinha qual álbum eles tocaram na íntegra? Sim, o Black Album. E entrando em contradição com o que eu escrevi (para minha surpresa), em alguns dos shows, as músicas não foram tocadas na ordem do disco.

Green Day
No dia 27 de maio de 2013, o Green Day fez um show na Sérvia, e, para surpresa dos fãs presentes, eles tocaram o álbum Dookie na íntegra. Hoje não sou tão fã de Green Day, mas é inegável o que eles representaram na cena punk rock nos anos 90, principalmente o álbum Dookie.

Offspring
Outro gigante do punk rock / hardcore (nos tempos antigos, porque hoje, pelo amor de Deus) que também entrou na onda. Em 2012, o Offspring tocou na íntegra seu segundo álbum, o Ignition, também comemorando 20 anos de lançamento. E para 2014, há um novo planejamento para tocar o impecável álbum Smash na íntegra (também comemorando o lançamento de 20 anos).

Raimundos
O Raimundos já fez parte desta lista, e eu estava presente. Em um show no Kazebre Rock Bar em São Paulo, a banda surpreendeu a todos os presentes tocando o maravilhoso álbum Raimundos (sim, o primeiro álbum da banda se chama Raimundos). Só fui me dar conta depois da 6ª música, rs.

Planet Hemp
Estou sendo um pouco injusto de colocar o Planet Hemp nesta lista, pois eles participaram de um projeto da Mix chamado “Albuns Clássicos”, no qual o propósito é realmente tocar álbuns na íntegra. Outras bandas já participaram do projeto.

Metallica (sim, de novo)
Em junho do ano passado, no festival Orion Music and More, o Metallica tocou o álbum Kill ‘Em All na íntegra para delírio dos presentes. Bom, o álbum foi lançado em 1983 e estamos em 2014. Será alguma comemoração? Ah, este festival foi criado pelo próprio Metallica.

Bruce Springsteen
Mais uma injustiça de estar nesta lista, ainda mais se tratando do “the Boss”. Bruce Springsteen tocou o ótimo álbum Born to Run na íntegra para homenagear o ator James Gandolfini (o Tony Soprano, da série Os Sopranos), falecido no dia 19/6/13. O guitarrista da E-Street Band (banda de apoio de Bruce) era um dos atores da série Os Sopranos e amigo de Gandolfini.

E você? O que acha das bandas tocarem álbuns na íntegra?