Alunos do CEU Celso Daniel levam alegria e gentileza às ruas do Bairro Cooperativa

Integrantes do Programa Tempo de Escola, 250 estudantes caminharam pela comunidade cantando, distribuindo abraços e beijos aos moradores

Moradores do Conjunto Habitacional Três Marias e de ruas do Bairro Cooperativa, em São Bernardo do Campo, foram surpreendidos na última quarta-feira (25) com uma ação inusitada, porém, muito divertida e emocionante: abraços, beijos, cantos e distribuição de corações contendo frases de carinho e de amizade. A ação foi realizada pelos alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Daniel, integrantes do Programa Tempo de Escola, que realizaram cortejo no entorno da unidade escolar levando alegria, gentileza e sorrisos com o objetivo de espalhar atitudes que tornem o mundo mais humano e agradável.

A iniciativa faz parte do projeto “Nosso Pedaço de CEU” e busca envolver alunos, educadores, gestão escolar e comunidade a respeito de questões como sustentabilidade, união entre as pessoas, educação e transformação do local onde convivem em local prazeroso para se viver.

Moradora do Conjunto Três Marias há mais de dois anos, Rejane Alves, de 45 anos e mãe de três filhos, ficou emocionada quando foi “cercada” por várias crianças e recebeu um abraço coletivo. Para ela, a ação desenvolvida com os alunos na própria comunidade ajuda a propagar o conceito de respeito, amor e educação.

“Fiquei sem ação e ao mesmo tempo encantada pela forma como eles me abraçaram e me beijaram. A escola, professores e educadores sociais estão de parabéns por essa iniciativa, pois esses pequenos gestos têm um poder de transformação muito grande”, apontou a moradora.

Durante todo o cortejo, as crianças, orientadas pelos educadores sociais do Programa Tempo de Escola, cantavam, abraçavam, beijavam e distribuíam corações em forma de desenho e flores aos moradores e agentes de Saúde que encontravam pelo caminho, além de comerciantes da localidade, também surpreendidos pela ação. “Já perdi a conta dos abraços que dei e dos corações que distribuí. O mais legal é perceber a felicidade nas pessoas quando falamos com elas. Nós ficamos felizes e levamos felicidade para quem encontramos pelo caminho”, disse Luiz Carlos Oliveira da Silva, de 10 anos e aluno do Ensino Fundamental, e que no Programa faz aulas de teatro e esportes. Ao final do cortejo, todos os envolvidos na ação deram abraço simbólico em uma praça do conjunto habitacional e se abraçaram para simbolizar um momento de paz e amor. “Não tenho como mensurar o quão essa ação tem efeito transformador na vida dessas crianças. São atitudes concretas como essa que, tenho certeza, farão com que todos trabalhem por um mundo melhor”, ponderou o educador social Edson Lima da Silva.

Todo o cortejo foi acompanhado de perto e teve a colaboração de guardas civis municipais (GCMs) e agentes do Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Bernardo do Campo.