Intervenções vão eliminar problema histórico de enchentes na região do Rudge Ramos
As obras de canalização do Córrego Ipiranga e reforma do sistema de drenagem da Vila Vivaldi já estão em fase de finalização. Segundo técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos, a intervenção já atingiu 82% do total previsto. Serão seis bairros e 60 mil moradores beneficiados no Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim Paramount, Vila Vivaldi, Vila Helena e Rudge Ramos. Os investimentos chegam a R$ 145 milhões.
Além da construção do piscinão Tanque das Mulatas e de duas estações elevatórias, as obras incluem a modernização e ampliação de outras duas, readequação do sistema de drenagem e criação do sistema de galeria blindada na Avenida Winston Churchill.
A previsão de entrega das obras é para agosto deste ano. As únicas exceções são o reservatório Tanque das Mulatas e a Elevatória Jacquey, que aguardam a conclusão de processos de desapropriação.
Outras obras – Estão em andamento outras cinco obras de drenagem em São Bernardo. A maior delas, na região central, vai eliminar o histórico problema de enchentes na região do Paço Municipal, onde está sendo construído piscinão com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água.
As obras de canalização do Córrego Silvina estão praticamente concluídas, restando apenas o aterro sobre a laje do canal e o paisagismo. O Pindorama, no Jordanópolis, já chega a 31% de execução, enquanto o Capuava ultrapassa 74%. O Saracantan, que vai beneficiar os bairros Nova Petrópolis e Baeta Neves, está com a construção de taludes finalizada e resta a canalização do córrego.