Vereador Pio Mielo

Sancionado projeto de Pio Mielo que prevê educação financeira nas escolas

A Câmara de São Caetano do Sul entrou em recesso a na terça-feira (1), mas deixa de legado a aprovação histórica do projeto de lei do vereador Professor Pio Mielo (PT) que incentiva, nas escolas municipais, a atividade de educação financeira e cidadania (lei 5.203 de 27 de junho de 2014). Aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária do primeiro semestre, a lei já foi sancionada e publicada pelo prefeito Paulo Pinheiro (PM DB) neste sábado.

Vereador Pio Mielo


“Sempre debati este tema dentro da sala de aula, enquanto professor. Como especialista em finanças e políticas de investimento, produzi duas publicações sobre o assunto e ministro diversas palestras. Agora, no papel de vereador, estendo isso à rede municipal”, afirma Mielo, que é autor das cartilhas “Educação Financeira para Jovens” e “Educação Financeira para Mulheres”, lançadas, respectivamente, em 2011 e 2012.

Segundo o texto do projeto, a atividade de educação financeira e cidadania será estimulada objetivando proporcionar, nas crianças e adolescentes, conhecimento financeiro, desenvolvimento de competências e habilidades financeiras e estímulo à responsabilidade e espírito empreendedor.

“Em tempos de crise e oscilação da economia, educar-se financeiramente no presente é garantia de paz financeira no futuro. Ou seja, agir agora é preparar-se para uma vida planejada e sem sustos e meu desejo é fomentar esse sentimento nas próximas gerações”, ressalta Pio.

O processo de educação financeira é um novo desafio global para governos, pais e escolas. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul já adotam a disciplina em suas instituições de ensino. No Brasil, apenas em 2010 que o tema ganhou repercussão, a partir de decreto do então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, que criou a Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

“Agradeço publicamente os nobres pares e o Executivo, na pessoa do prefeito Paulo Pinheiro, pela confiança e crença em uma sociedade melhor a partir do que a educação financeira prega no âmbito do planejamento e segurança”, finaliza o vereador.