A pista de skate do Parque da Juventude Città di Maróstica tem espaço exclusivo para as mulheres que gostam de esportes radicais: todas as terças-feiras, das 18h30 às 21h30, são reservadas para elas. A iniciativa da Associação Feminina de Skate (ASFK), em parceria com a Coordenadoria de Ações para Juventude (Cajuv) da Prefeitura de São Bernardo do Campo, tem como objetivo promover a inclusão da mulher por meio da prática de esportes radicais. A skatista profissional e presidente da ASFK Renata Pachini explica que a organização do programa “Terças Femininas” foi pensada para atender à necessidade das meninas que se iniciam nas diversas modalidades radicais. “A pista de skate de São Bernardo do Campo é referência para muitos atletas, e é raro quando não fica cheia. Isso inibe quem está começando, em particular as mulheres, que têm vergonha de cair”, avalia.
O programa foi implementado em 2009 e destinado apenas a skatistas, mas com o passar do tempo passou a recepcionar atletas e praticantes de outras modalidades, como patins inline e bike. O horário atendia inicialmente cerca de 10 meninas, mas hoje participam algo em torno de 50, em diferentes faixas etárias. “Temos praticantes com apenas 5 anos e outras que passaram dos 40. Isso não importa, pois todas são bem vindas”, diz Renata.
As interessadas em participar do “Terças Femininas” precisam solicitar carteirinha na administração do parque. Para isso, é só levar uma foto 3×4 e documento com foto. Já as menores de idade precisam de autorização assinada pelos pais ou responsável. É importante ressaltar que todas as participantes devem usar capacete e outros equipamentos de segurança, como joelheira e cotoveleira.