A conquista do nível 2 do selo ONA foi anunciada pelo superintendente do HEMC, Desiré Carlos Callegari, aos colaboradores, equipe de enfermagem e corpo clínico em reunião dia 1º de julho, no Anfiteatro Grande ABC do hospital. Na oportunidade, a equipe do Escritório de Qualidade fez balanço da avaliação, enquanto o superintendente oficializou a elevação da certificação e agradeceu o empenho dos funcionários para a conquista.
Sobre os serviços oferecidos pelo hospital e a atenção à população, Dr. Desiré Callegari destacou que a preocupação da instituição não está na exibição de um selo de qualidade. “A certificação indica a preocupação constante com o aperfeiçoamento e aprimoramento dos processos, o que gera bons frutos para todos. Para os profissionais, que garantem a efetividade dos planos terapêuticos e a integridade das informações, e para os pacientes, que ganham em segurança e em qualidade dos serviços. Alcançamos mais um nível, que aumenta nossa responsabilidade e, ao mesmo tempo, assegura-nos tranquilidade por sabermos que estamos no caminho certo”, concluiu o superintendente.
A certificação ONA passa periodicamente por processos de reavaliação – os próximos estão programados para outubro de 2014 e fevereiro de 2015 –, sendo expedida a partir do cumprimento de exigências e de análise independente, que inclui o acompanhamento das atividades operacionais “in loco” no hospital.
A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, de direito coletivo e abrangência nacional, cujo objetivo geral é promover a implantação de processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país.
Reconhecimento da excelência
Mais do que um “selo”, a Certificação Nível 2 – Gestão Integrada (gerenciamento de processos e suas interações) mostra, acima de tudo, que o Hospital Mário Covas se preocupa com a estrutura, segurança e qualidade da assistência prestada, com trabalho focado para que os resultados aconteçam de maneira dinâmica e efetiva.
Ao optar pela certificação ONA, o HEMC desenvolve fundamentos de qualidade, contribuindo para que aspectos como a segurança para pacientes e colaboradores, prestação de serviços com qualidade e resolutividade, trabalho em equipe e melhoria contínua, sejam alguns dos resultados obtidos a partir da metodologia.
A obtenção do selo nível 2 e os resultados positivos são frutos do engajamento dos colaboradores – em todos os níveis e áreas –, que estão envolvidos no processo, desenvolvendo cada atividade com responsabilidade, habilidade e comprometimento. Aliar pessoas a processos foi o melhor caminho para alcançar a certificação. A meta, a partir de agora, é dar continuidade ao crescimento em busca dos demais níveis de qualidade.