Já está quase tudo pronto para o início da maior competição estudantil de São Caetano do Sul. A Secretaria de Esporte e Turismo ajusta os últimos detalhes para a 31ª edição dos Jogos Escolares. A cerimônia de abertura está marcada para 10 de setembro, às 18 horas, no Ginásio Milton Feijão. As disputas seguirão até o dia 27 do mês que vem.
Os tradicionais Jogos Escolares tem por finalidade desenvolver o intercâmbio educacional, artístico, social e desportivo entre os estudantes, utilizando o esporte como meio de inclusão social e possibilitando o surgimento de talentos na cidade. Neste ano, competirão aproximadamente 7 mil alunos, matriculados em 41 escolas das redes pública e privada.
Reunião geral e o congresso técnico entre os organizadores e representantes das instituições de ensino foram realizados no último dia 15, na Secretaria de Esporte e Turismo. O encontro serviu para a finalização do regulamento e da programação dos Jogos, que serão realizados em 15 locais de competição.
O torneio compreende 18 modalidades, sendo 14 esportivas e quatro artísticas. São elas natação, atletismo, queimada, judô, xadrez, basquete, damas, futsal, tênis de mesa, ginástica rítmica, handebol, taco, vôlei, ginástica artística, artes visuais, dança, música e teatro.
O objetivo do setor artístico é fazer com que os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver e apresentar suas habilidades artísticas, atendendo também os alunos que não praticam esporte de forma competitiva em suas escolas, mas que têm outras aptidões.
A abrangência dos Jogos Escolares de São Caetano é medida também pela quantidade de categorias: seis, para crianças a partir de 7 anos até os jovens com 18 anos completos e ingressos na maioridade. As faixas etárias são a pré-mini (7 e 8 anos, exclusivamente para ginástica artística e rítmica), mini (7 a 10 anos), pré-mirim (11 e 12 anos), mirim (13 e 14 anos), infantil (15 e 16 anos) e juvenil (17 e 18 anos).