As obras de canalização do córrego Saracantan, que abrange as áreas dos bairros Nova Petrópolis e Baeta Neves, foram iniciadas na terça-feira (9). As intervenções fazem parte do Programa Drenar, que conta com investimento de mais de R$ 600 milhões em parceria da Prefeitura de São Bernardo do Campo com o Governo Federal para acabar com os históricos problemas causados pelas enchentes em São Bernardo.
Apesar do início efetivo das obras, a intervenção já estava em curso na região com a construção de taludes ao longo do córrego e a confecção de peças pré-moldadas. O trecho inicial da intervenção será na Avenida Pery Ronchetti (sentido Centro), entre a Rua Princesa Francisca Carolina e Travessa Beniamino Gigli. Uma das faixas será interditada para a entrada e saída de caminhões.
O córrego possui mais de 1.500 metros de extensão e fica entre a Rua Princesa Maria Amélia e Av. Luiz Pequini.
Outras obrasAlém do Baeta Neves e do Nova Petrópolis, outros locais da cidade estão sendo beneficiados pelas ações do Drenar, como Vila Vivaldi, Vila Helena, Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Vila Euclides, Santa Terezinha, Demarchi e também nas vias João Firmino (Assunção) e MMDC (Paulicéia).
Vários córregos também estão sendo canalizados, como o Alvarenga, Silvina, Ipiranga, Capuava, Pindorama, Colina Mininha e Chrysler.