Vantagem em pesquisa dá como certa a vitória para Geraldo Alckmin no primeiro turno que acontece no dia 5 de outubro
O candidato à reeleição ao governo do Estado de SP, Geraldo Alckmin (PSDB) manteve a liderança na disputa segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgado na última quarta-feira (10). De acordo com o instituto, o tucano tem 49% das intenções de votos contra 22% do segundo colocado Paulo Skaf (PMDB). O petista Alexandre Padilha aparece em terceiro com 9% das intenções de votos.
Mesmo tendo caído quatro pontos em relação ao último levantamento, Geraldo Alckmin seria reeleito no primeiro turno.
Desde o início de agosto, a diferença entre Geraldo Alckmin e seus adversários vem diminuindo. Na primeira quinzena de agosto, o governador tinha 55% das intenções de voto, passou para 53% na primeira semana de setembro e que agora tem 49%. Paulo Skaf tinha 16%, subiu seis pontos no início de setembro e manteve o número neste levantamento. Padilha oscilou de 7% para 9%.
Gilberto Natalini (PV) e Laércio Benko (PHS) tiveram 1% da intenção de votos. Raimundo Sena (PCO), Wagner Farias (PCB), Gilberto Maringoni (PSOL) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram. A rodada do Datafolha mostrou ainda que 8% dos eleitores declararam que vão votar em branco ou anular o voto. Outros 9% declaram que não sabem em quem vão votar no dia 5 de outubro.A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-00029/2014, foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”. O levantamento foi realizado nos dias 8 e 9 de setembro com 2.046 eleitores em 56 municípios do estado. a margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.