Competição internacional ocorreu de 24 a 29 de outubro; delegação brasileira levou 48 atletas, dos quais cinco da cidade do Grande ABC
Santo André esteve representada no 6º Mundial de Kung Fu (Wush) na China, realizado de 24 a 29 de outubro, na cidade de Chizhou. Cinco atletas do município, uma mulher e quatro homens, integraram a delegação nacional composta por 48 pessoas. No total, 46 países participaram. Na bagagem de volta, 60 medalhas, das quais, quatro dos brasileiros que moram ou treinam em solo andreense.
Para o atleta e professor da modalidade Luiz Leonardo de Sousa, que conquistou duas medalhas de prata na categoria sênior, o resultado foi avaliado como satisfatório. Dos cinco representantes de Santo André, dois – o mestre e Raphael Cura, 18 anos, já tinham participado de competição internacional, inclusive em território chinês – Sousa havia encarado outros quatros mundiais. Já Nicoli de Souza, 17, Leonardo Stefani, 17, e Marco Antonio Campagnolli Júnior, 18, estrearam no Mundial. Aliás, Nicoli, uma das poucas mulheres da competição, ganhou uma medalha de bronze, assim como o colega Campagnolli.
A China tem feito muitos esforços para transformar a modalidade, que teve origem nesse país, em olímpica. O torneio internacional foi mais um passo em busca desse objetivo. Segundo dados da Confederação Brasileira de Kung Fu, atualmente, são cerca de 40 mil praticantes do esporte – para os orientais, considerado uma arte e não uma luta.
Pan-americano – Enquanto isso não ocorre, os adeptos da modalidade terão a chance de conferir o 1º Pan-Americano de Kung Fu/Wushu, que será realizado de 7 a 13 de julho de 2015, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antônia, em Santo André. No total, 23 países da América Latina participarão da competição, que reunirá em torno de mil atletas.