A Companhia de Danças de Diadema comemora 19 anos de história com o espetáculo Clip 19, no dia 15 de novembro, sábado, no Teatro Clara Nunes (Centro Cultural Diadema), às 20 horas, com direção de Ana Bottosso. O teatro fica na Rua Graciosa, 300, Centro de Diadema. Ingressos grátis.
Com uma hora de duração, Clip 19 reúne trechos (colagens) das principais e mais recentes montagens do grupo. Inspirada pelo formato do videoclipe, a diretora preparou um espetáculo que mostra as diferentes facetas da companhia e brinca com suas nuances coreográficas, dando um breve panorama de toda sua criatividade e de sua estética.
A Companhia de Danças de Diadema, dirigida pela coreógrafa e bailarina Ana Bottosso, vem se destacado no cenário da dança pelo caráter inovador. Criada em 1995, pela iniciativa da bailarina e coreógrafa Ivonice Satie e da Prefeitura do Município de Diadema, desenvolve, além do trabalho artístico, um projeto sociocultural, onde os bailarinos atuam como artistas orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança.
Reconhecida no Brasil e internacionalmente, abraçou como um de seus objetivos, o ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão, atuando junto à comunidade. Com 24 obras no repertório, mescla nomes de renomados coreógrafos e dos próprios bailarinos como criadores, trabalho que tem lhe rendido diversas premiações e destaque como um grupo atuante e inovador.
O grupo desenvolve, além de espetáculos do seu repertório, vários projetos sociais calcados na dança e no movimento. O Bailando na Cidade é um de seus destaques: crianças, adolescentes e bailarinos profissionais desenvolvem uma interação por meio de ações em dança e movimento. Já o Bailando em Família reúne crianças e seus familiares numa (re)aproximação física, sensorial e afetiva, envolvendo atividades lúdicas e exercícios de expressão corporal, cooperação coletiva e interatividade. O Cirandança é um evento realizado durante três com apresentações no Teatro Clara Nunes, no qual os alunos mostram o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano.
Repertório da Companhia de Danças de Diadema: Voo do Cisne, Lua, Meio em Jogo, Quixotes do Amanhã, Lacrimosa, Cá Tinha Um Sonho Que Se Tornara Pessoas e Ruas, No Prego, Balaio de Danças, Baque, Romance Capixaba, Tribal Urbano, Rap Xote, Arte e Raiz, Trêsmaisum, Fábrica Coreográfica, Jardin de l’Enfant, Linha de Montagem, Pierrot de Veias, Sala de Espera, Crendices… Quem Disse?, La Vien Rose???, Paranoia, Anseio e A Mão do Meio (Sinfonia Lúdica).