Atualmente, 31 veículos contam com o recurso, que está em fase experimental
Com o objetivo de reduzir o tempo de embarque dos passageiros nas linhas com maior demanda, o transporte público municipal de São Bernardo passou a operar com ônibus adaptados com duas catracas. Atualmente, 31 veículos (dez articulados e 21 micro-ônibus) contam com o novo recurso, que está em fase experimental.
De acordo com o gerente de Operações da Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo (ETC) Renato Moreira, a proposta é distribuir o fluxo de passageiros que pagam a tarifa em dinheiro, daqueles que passam pelo validador do Cartão Legal. “Essa segmentação proporciona a redução do tempo de embarque em aproximadamente 40%, comparado aos veículos comuns”, afirma.
Nos ônibus articulados, a catraca com cobrador fica localizada atrás do motorista e é destinada a pagamento da passagem em dinheiro e portadores dos cartões de gratuidade (idosos, estudantes e pessoas com deficiência). No caso dos idosos, é necessário fazer a identificação digital (biometria). Já o validador do Cartão Legal fica instalado em frente à outra catraca, ao lado esquerdo de quem entra no coletivo.
Nos micro-ônibus a distribuição do fluxo no embarque é a mesma. A diferença é que o pagamento da tarifa em espécie é feito diretamente ao motorista. “Esse sistema facilita bastante na cobrança, já que os passageiros com cartão de integração não precisam ficar esperando na fila”, avalia o motorista Fernando Rodrigues.