Unidade completa um ano de funcionamento com abertura de serviços inéditos na rede municipal e semana de atividades
O Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e a secretária de Saúde do município, Odete Gialdi, anunciaram na última segunda-feira (8) a instalação de três novos serviços no Hospital de Clínicas (HC) Municipal José Alencar, além da abertura de 50 novos leitos. O anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração de um ano de funcionamento da unidade hospitalar. Dentro da programação de comemorações, estão previstas atividades pa ra funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes.
Entre as novidades está a abertura do setor de hemodinâmica, que realizará procedimentos em cardiologia. O objetivo é atender pacientes com problemas no coração, com indicação de cateterismo e angioplastia. Pela técnica, minimamente invasiva e que funciona com a introdução de cateteres minúsculos no aparelho circulatório, é possível descobrir a presença de anormalidades e decidir sobre o melhor tratamento para desobstruir artérias doentes.
O serviço destaca-se por ser o único da cidade a atender casos urgentes em regime de 24 horas. “Isso representa grande avanço no tratamento dos infartos. A redução do tempo entre os primeiros sintomas, o diagnóstico e o tratamento é fundamental para manutenção da funcionalidade do coração”, afirma o superintendente do HC, Daniel Beltrammi.
O ministro Arthur Chioro lembrou que participou desde a concepção do projeto do HC até a inauguração da unidade, há um ano, quando era titular da Pasta de Saúde na cidade. Chioro destacou que o hospital colocou em prática uma nova maneira de cuidar do paciente. “Não adianta ter boa estrutura e tecnologia de ponta se não houver um cuidado e atenção especial ao paciente. Esse é o grande diferencial”, afirmou.
O prefeito Luiz Marinho destacou que o cuidado humanizado está presente em toda a rede de Saúde do município, que oferece ainda programas de promoção e prevenção. “As UBSs oferecem espaços e programas para atividades físicas e orientações para a população. Temos de ter esse acolhimento diferenciado em todas as áreas, seja na habitação, esportes ou cultural, pois assim oferecemos qualidade de vida”, ressaltou.
Neurocirurgia – Nesta nova fase, o hospital começa também a realizar neurocirurgias de urgência, cirurgias de politrauma – geralmente provocado por acidentes graves e extensos, com comprometimento simultâneo de várias funções e sistemas do corpo humano – e cirurgias ortopédicas especializadas. São serviços complexos e inéditos na rede municipal. Até então, os munícipes de São Bernardo que precisavam desse tipo de assistência aguardavam transferência para hospitais de referência regional, fora do município.
O HC já realiza cirurgias ortopédicas, atendendo casos relacionados a acidentes. Desde abril, foram 1.300 procedimentos. Parceria firmada com a Escola Paulista de Medicina da Unifesp permitirá que sejam realizadas as cirurgias de alta complexidade, como a implantação de próteses de joelho, cotovelo e quadril, e ainda as artroscopias, menos invasivas, como as correções ligamentares.
Para garantir o atendimento às novas especialidades, serão abertos mais 50 leitos, sendo 30 de internação e 20 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que se somarão aos 110 já em funcionamento (90 de internação e 20 de UTI).
Em um ano de funcionamento, o HC realizou 3.100 internações, 1.300 cirurgias e 13.300 consultas e se consolidou como referência em cuidado humanizado e de qualidade.
De acordo com a secretária de Saúde, o HC está totalmente integrado na rede municipal, o que dinamiza os atendimentos de urgência. “Apesar de ser hospital de portas fechadas, para alguns serviços não temos mais que demandar vagas de outras unidades hospitalares de outras cidades. Com o novo serviço de hemodinâmica, vamos dar conta dos atendimentos dos casos de doenças cardíacas”, disse.
Quanto à neurocirurgia de urgência, a secretária destacou que a primeira foi realizada na ultima semana, em um paciente de 21 anos, que havia sofrido acidente de carro. “A estrutura estava montada e a equipe preparada. Ao invés de termos de pedir vaga fora da cidade, conseguimos prestar o atendimento e salvar uma vida”, ressaltou.
Programação – A programação continua ao longo da semana, até sexta-feira (12), com série de atrações para os trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes. Serão realizadas atividades como apresentações musicais, sessões de vídeo com pipoca, caricaturista, quick massage e dinâmicas em grupo.
O HC também está de portas abertas à população. Os interessados em conhecer o hospital podem participar das visitas monitoradas, que serão realizadas nesta terça-feira (9), e na quarta-feira (10), em dois horários, às 9h e às 14h. As inscrições devem ser feitas pelo email saude@saobernardo.sp.gov.br.