Os prefeitos das sete cidades apresentaram à Caixa Econômica Federal os projetos de cada uma referente ao Plano de Aceleração do Crescimento – Mobilidade, que prevê recursos do Governo Federal para investimentos na mobilidade urbana da região. O encontro ocorreu durante reunião no Consórcio Intermunicipal Grande ABC em Santo André.
São Bernardo tem garantidos R$ 97,6 milhões para intervenções viárias na cidade. O investimento em obras e projetos previstos para as sete cidades ultrapassa R$ 461,6 milhões com recursos do Orçamento Geral da União.
O primeiro corredor de ônibus a sair do papel é o Leste-Oeste, iniciado em junho, que ligará a Estrada Samuel Aizemberg, na divisa com Diadema, à Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá. Com 13 quilômetros de extensão, esse será o maior entre os 12 corredores programados para serem construídos pela Administração Municipal de São Bernardo.
O eixo Alvarenga / Robert Kennedy / Ribeirão dos Couros se refere à construção das alças de acesso da marginal do Ribeirão dos Couros ao Corredor ABD, que já está com as obras viárias em andamento. Com isso, será criada mais uma opção de acesso para São Paulo, Diadema e Santo André, aliviando, assim, as avenidas Piraporinha, Lucas Nogueira Garcez e Brig. Faria Lima.
Metrô
Outro assunto foi a divulgação das novas nomenclaturas das estações da Linha 18 Bronze do Metrô, que partirá do Tamanduateí e passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo. O objetivo da proposta é facilitar a identificação dos locais. A de São Caetano teve o nome alterado para São Caetano – Av. Goiás; Praça Regina Matiello agora é Rudge Ramos; Winston Churchill passou a Atlântica – Winston Churchill; Senador Vergueiro para Bom Pastor – Vergueiro; Baeta Neves para Aldino Pinotti e Paço Municipal para Paço Municipal de São Bernardo. Não tiveram alteração as estações Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Instituto Mauá, Afonsina e Fundação Santo André.
A próxima assembleia ordinária de prefeitos será realizada em 12 de janeiro, data em que serão eleitos o presidente e vice do Consórcio para o próximo mandato de dois anos.