Pesquisa foi realizada pela Prefeitura de Santo André, com intuito de contribuir na melhoria dos serviços prestados aos usuários
O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC recebeu neste janeiro ofício da Prefeitura de Santo André com detalhamento dos resultados do “Relatório de Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Quimioterapia do Ano de 2014”. De acordo com o documento, 10% dos pacientes atendidos na FM ABC ano passado foram contatados via telefone e todos declararam satisfação com o serviço prestado. Os usuários foram sorteados mensalmente e de forma aleatória.
O trabalho de auditoria foi realizado pelo Departamento de Planejamento da Secretaria de Saúde, via Componente Municipal do Sistema Nacional de Auditoria (SISAUD). “Ficamos surpresos com o ofício, pois sequer sabíamos que estávamos sendo avaliados e que a Prefeitura estava aferindo a satisfação de nossos pacientes. Ao mesmo tempo, foi uma notícia excelente para o departamento, pois confirma a seriedade com que realizamos o trabalho e demonstra que estamos no caminho certo. Começamos 2015 com o pé direito”, comemora o médico responsável pela Oncologia Pediátrica da FMABC, Dr. Jairo Cartum (foto).
Acolhendo casos diagnosticados desde a fase intrauterina até adolescentes com até 18 anos, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica oferece atendimento integral e multidisciplinar, com equipe composta por médicos especialistas, enfermeiros e psicólogos, além de dentista, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e farmacêutico responsável. Segundo Dr. Jairo Cartum, o resultado 100% satisfatório é fruto do trabalho em equipe e do foco na humanização do atendimento. “Nossos profissionais enxergam as crianças de forma global e não somente suas doenças. Tratamos cada paciente como se fosse único, com atenção específica às necessidades individuais e familiares. Isso certamente favorece o tratamento, a adesão às terapias e a recuperação”.
De acordo com o ofício da Prefeitura de Santo André, ao todo foram 138 procedimentos realizados no período entre janeiro e dezembro de 2014. A auditoria tem por objetivo buscar a melhoria dos serviços e a satisfação dos usuários. A partir das opiniões dos pacientes sobre os atendimentos é possível identificar pontos vulneráveis e que devem ser melhorados.