Atendimento das consultas previamente agendadas será transferido para outros equipamentos públicos da Saúde de Santo André
O Centro de Especialidades III de Santo André, localizado na Vila Vitória, está desativado desde ontem (23) para reforma e revitalização do imóvel. Os cerca de três mil atendimentos mensais, entre consultas pré-agendadas com especialistas e serviços específicos, serão transferidos para outros equipamentos da rede municipal de saúde. A previsão de entrega, a partir do início efetivo da obra, é de três meses.
Para não prejudicar o atendimento à população dependente do SUS (Sistema Único de Saúde), os 45 profissionais do Centro de Especialidades da Vila Vitória, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos, inclusive o pessoal da área administrativa, prestarão serviços nos equipamentos que absorverão a demanda, com funcionamento entre 7h e 17h.
As consultas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, neurologia infantil e reumatologia, bem como do Ambulatório de Distúrbios Nutricionais, serão realizadas, durante o período de reforma, no Centro de Especialidades I, instalado na região central da cidade. O atendimento da farmácia, inclusive com a distribuição dos medicamentos e insumos, também ocorrerá no mesmo local.
Já a Unidade de Saúde do Jardim Alvorada, ligada à rede de atenção básica, cederá espaço físico para realização dos exames de colposcopia no público feminino bem como para o atendimento dos pacientes assistidos pelo Ambulatório de Osteoporose, outro serviço oferecido gratuitamente no Centro de Especialidades III (confira os endereços abaixo).
No município, existem três Centros de Especialidades, localizados no Centro, Parque das Nações e Vila Vitória. O agendamento das vagas das consultas especializadas apenas ocorre com agendamento prévio da Central de Regulação, órgão da Secretaria de Saúde. Os três equipamentos, nesse caso, não são porta de entrada para demanda espontânea. Juntos, os serviços realizam, em média, 19,7 mil procedimentos mensais.
Projeto – A reforma consiste em melhorias físicas no imóvel, entre elas, ventilação, ambiência, acessibilidade e recepção. O projeto arquitetônico prevê ainda o redimensionamento do espaço, que permitirá a instalação de mais um consultório para atendimento à população. Outra benfeitoria será a construção de banheiros para pessoas com deficiências físicas.
O prédio, dividido em dois pavimentos, receberá ainda pintura geral, além de troca de piso e azulejos, bem como revisão das partes elétrica e hidráulica. A troca de mobiliários também faz parte da revitalização do espaço, bem como a aquisição de mais computadores para agilidade do atendimento. Outra novidade será a aquisição de novos equipamentos para Oftalmologia.
Paralelamente, a Prefeitura de Santo André reforma os três PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas Central, Bangu e Vila Luzita, ligados à rede de urgência e emergência, que serão requalificados no padrão de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Na atenção básica, outras três unidades de saúde passam por reforma: Centreville e Campestre e Dr. Moysés Fucs. Em janeiro, a US (Unidade de Saúde) Centro e a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Santo Alberto foram entregues, após ampliação e revitalização.