Desde 2009, Prefeitura de São Bernardo do Campo investe pesado em segurança, responsabilidade do Estado
Apesar de ser responsabilidade do Governo do Estado, a melhoria da segurança pública é uma das prioridades da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Desde 2009, a Administração vem investindo pesado no setor, o que possibilitou o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal em 86%, a instalação de três inspetorias regionais da corporação, inclusive uma ambiental, e a implementação do sistema de videomonitoramento.
No início de 2009, a Guarda Civil da cidade contava com 536 homens e mulheres. Em 2012, o número praticamente dobrou para mil profissionais, que realizam rondas por todo o município, inclusive durante a entrada e saída de alunos das escolas municipais, por meio do Programa de Segurança Escolar.
O número de viaturas também recebeu reforço: em 2008 eram 83, grande parte em situação precária. A partir de 2009 foram adquiridos 96 novos veículos, sendo sete Blazers, 14 Paratis, 30 Gols, nove motocicletas, duas motos aquáticas, duas embarcações – essas duas últimas aquisições para patrulhar a Represa Billings – uma caminhonete S10, uma Troller (Jeep) e 30 bicicletas.
Para aproximar ainda mais a Guarda Civil Municipal da comunidade e proporcionar mais segurança e tranquilidade à população, a Prefeitura criou três inspetorias regionais da corporação na cidade: as unidades Batistini/Alvarenga, Taboão/Paulicéia e da Guarda Ambiental, no Riacho Grande. Outra inspetoria está sendo construída no Rudge Ramos e deve ser entregue na primeira quinzena de setembro. Além das inspetorias, bases da GCM foram instaladas nos novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, e Celso Daniel, no Bairro Cooperativa, a fim de garantir a segurança dos alunos e professores nos complexos.
Outra ação para inibir a ocorrência de crimes na cidade foi a instalação do sistema de videomonitoramento. Além da Central Integrada de Monitoramento (CIM), localizada na sede da Secretaria de Segurança Urbana, na região central, São Bernardo conta hoje com oito câmeras de segurança: sete na região do Alvarenga, monitorando dez escolas, e uma no Paço Municipal. Graças a essa cobertura, de março de 2010 a junho de 2012 foram flagradas 168 ocorrências no Paço e 280 no Alvarenga.
Dado o sucesso do programa, mais câmeras estão em licitação para serem instaladas em pontos estratégicos do município, como grandes avenidas, entradas, saídas da cidade e em escolas municipais.
Valorização do GCM – Para valorizar os guardas municipais, a Prefeitura criou o novo estatuto da corporação, que estabeleceu o plano de carreira para a categoria. Isso proporcionou a ascensão profissional, e salarial, de mais de 400 GCMs por meio de cursos de acesso.