A Prefeitura de São Bernardo retomou as obras de oito Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) destinadas à educação infantil, para atendimento de crianças em idade de creche (0 a 3 anos). As escolas, que vão atender cerca de 2,5 mil crianças, devem estar concluídas em 12 meses. As obras estavam paralisadas por conta de problemas licitatórios.
Serão beneficiadas pelas novas creches famílias dos bairros Pq. São Bernardo, Jd. Nazareth, Jardim Represa, Riacho Grande, Jd. Silvina, Jd. Farina e Ferrazópolis I e II.
De acordo com a secretária de Educação, a construção em várias regiões de São Bernardo das oito unidades educacionais vai ampliar muito a possibilidade das mães de conseguir uma vaga em creche para seus filhos.
“O prazo de entrega pelas empresas ganhadoras da licitação é de 12 meses e vamos ficar muito atentos para que isso seja cumprido. Dessa forma, vamos garantir que no próximo ano letivo essas mais de 2,5 mil crianças possam se matricular. Também estamos pedindo o ressarcimento de R$ 1,5 milhão para a empresa ganhadora da licitação anterior pelo não cumprimento de suas obrigações”, destacou a secretária.
Atualmente, a rede municipal de ensino de São Bernardo atende 10,1 mil crianças em creches próprias e conveniadas. Outras 4.066 aguardam na fila, que será reduzida com a entrega das novas unidades.
“Quando assumimos o governo e constatamos um déficit de mais de 12 mil vagas na rede de ensino, firmamos o compromisso de zerar este número e vamos cumpri-lo. Até o fim da nossa gestão vamos revolucionar o conceito de E-ucação na cidade. Além de criarmos essas novas vagas, também vamos proporcionar ensino digno e de qualidade a todas as nossas crianças”, ressaltou a secretária.