Semana dos Povos Indígenas celebra cultura dos primeiros habitantes do País

Em comemoração ao Dia do Índio (19), o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais (CRCPTs) de São Bernardo do Campo, no Bairro Nova Petrópolis, recebe a Semana dos Povos Indígenas. O evento é realizado há dez anos pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura.

A programação, que é gratuita, prevê workshop, contação de história, mostra de vídeo, exposições e debate sobre comunidades indígenas. Também haverá visita monitorada às aldeias Krukutu e Kaipety, localizadas em São Bernardo. Serão fornecidos certificados de participação.

Com a criação neste ano do CRCPTs, no Casarão da Chácara Silvestre, estão sendo promovidas atividades educativas e pesquisas a partir do acervo material, bibliográfico, fotográfico e documental sobre os povos indígenas e comunidades, em especial a dos Guarani.

Outra novidade é uma parceria com o Grupo de Pesquisa ABC das Diversidades, da Universidade Federal do ABC, para a elaboração e realização de atividades da Semana dos Povos Indígenas.

Serviço – As inscrições podem ser feias pelo e-mail palestrasedebates@gmail.com. O Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais fica na Av. Wallace Simonsen, 1.800, no Bairro Nova Petrópolis. Outras informações pelo telefone 4336-8256.

Confira a programação abaixo:

Curtas e curumins

Como surgiu a noite? E o Boitatá é um monstro com fogo nos olhos? A aldeia invadiu a cidade? Exibição de curtas-metragens que retratam várias histórias e lendas indígenas para crianças. Dias 16 e 17, às 10h e às 14h.

Workshop: Cultura material e ensino da história e cultura dos povos indígenas brasileiros

A atividade é voltada à formação de educadores e interessados em geral. Será realizado a partir da leitura do acervo de cultura material existente no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais sobre os Povos Indígenas brasileiros. Com a apresentação, o participante terá um panorama de alguns aspectos do cotidiano, tais como caça e pesca, vida doméstica, coleta e alimentação das diversas etnias representadas na exposição. Vagas limitadas a 15 pessoas por turma, por ordem de inscrição. Dias 23 e 24, às 10h e às 14h.

Exposição: Comunidades Guarani e Povos Indígenas do Brasil

Dividida em duas partes. A primeira com fotografias do indigenista e historiador Paulo Porto Borges sobre o cotidiano das comunidades Guarani que vivem na região sul e sudeste do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A segunda parte é formada por objetos materiais, arcos, lanças, flechas, cestarias, cerâmicas, entre outros, pertencentes ao acervo do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais. Visitação de 8 a 30 de abril, de quarta a domingo, das 10h às 16h.

Visita monitorada às comunidades Guarani

O objetivo da atividade é propiciar ao visitante o conhecimento de aspectos da vida social e cultura tradicional das comunidades indígenas Guarani Krukutu e Kaipety, sua língua, costumes, produção literária e artesanato. No dia 25, a visita inclui palestra sobre a cultura Guarani, exposição de artesanato e degustação de um prato típico, além das apresentações da dança dos guerreiros chamada Xondaro e do Coral com músicas guarani. No dia 26, a ida à Aldeia Krukutu terá como roteiro uma visita ao Museu, à Casa de Reza, ao Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e ao viveiro de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica.

Como participar

Local de saída e chegada: Seção de Pesquisa e Documentação (Alameda Glória, 197, Centro). Vagas limitadas: 40 pessoas por dia (com possibilidade de inscrição individual para os dias da visita). Nos dois dias haverá a disponibilidade de ônibus (gratuitos) do local de saída até as comunidades Krukutu e Kaipety. Horário de saída: 8h. Horário previsto de chegada: 17h. Dias 25 e 26.