Casos suspeitos serão encaminhados para nova avaliação no Hospital Anchieta

São Bernardo promove campanha de prevenção ao câncer bucal

Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que acontece até o dia 22 deste mês, as Unidades Básicas de Saúde da cidade estão realizando também a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal. Os profissionais de saúde das unidades avaliarão os pacientes com o objetivo de detectar lesões bucais.

Nesse período, será reforçada a necessidade do autoexame bucal, que pode ajudar a identificar precocemente a doença. Isso é importante já que 80% dos pacientes que procuram tratamento se encontram em estágios avançados da doença, dificultando a cura.
O câncer de boca pode ser encontrado nos lábios, língua, bochechas, gengivas, céu e assoalho da boca. A maioria dos casos acomete homens na faixa etária dos 40 anos que fumam ou bebem regularmente, além de pessoas que têm próteses mal adaptadas, hábitos inadequados de higiene bucal ou se expõe excessivamente ao sol.

Casos suspeitos serão encaminhados para nova avaliação no Hospital Anchieta

Dependendo do diagnóstico, a pessoa é encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas do programa Brasil Sorridente, localizado no Bairro Nova Petrópolis. Na suspeita de lesão com potencial de ser ou virar câncer, o paciente será direcionado ao Hospital Anchieta para nova avaliação e indicação do tratamento adequado.

A chefe da seção de Odontologia Especializada alertou que as pessoas que têm lesões bucais por mais de 15 dias e que não cicatrizam, devem procurar um dentista ou um médico. “As pessoas que fumam e bebem devem estar mais atentas, pois são mais propícias a terem a doença”, destacou.