Dia do Desafio chega a 21ª edição neste ano

Coordenado pelo Sesc São Paulo, o Dia do Desafio promove uma competição amigável entre cidades no dia 27 de maio com o objetivo de sensibilizar cidadãos de todas as idades para a importância da prática de atividade física. Com uma programação esportiva, pretende-se difundir os benefícios de uma vida ativa para a saúde, além de promover a integração social e o exercício da liderança e incentivar o espírito comunitário. A proposta é fazer com que as pessoas interrompam suas rotinas e coloquem o corpo em movimento.

A campanha foi criada no Canadá e vem sendo difundida mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA). A primeira edição no Brasil aconteceu em 1995. Desde então o Sesc São Paulo está à frente da organização do evento. A partir de 2000, a instituição passou a coordenar o Dia do Desafio para o continente americano, realizado pelas prefeituras em parceria com secretarias estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições. Em 2013, a ação se tornou parte da campanha Move Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até 2016.

Toda a população pode participar do Dia do Desafio. No Brasil, as unidades do Sesc e seus parceiros promovem ao longo do dia 27 de maio uma série de atividades como caminhadas, passeios ciclísticos, jogos, recreações para crianças, adultos e idosos, demonstrações e vivências de modalidades esportivas tradicionais e diversas outras atrações, além das ações feitas em empresas, escolas e academias. A lista completa das cidades participantes, o calendário da campanha e outras informações sobre a iniciativa podem ser acessadas no site oficial: www.diadodesafio.org.br.

O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, ressalta a importância alcançada pelo Dia do Desafio ao longo de suas edições e reforça o compromisso com a sociedade e o bem-estar: “A relevância conquistada pelo Dia do Desafio – como ferramenta de incentivo à prática da atividade física – deve ser considerada para além dos recordes de adesões obtidos a cada edição ou o envolvimento dos países do continente americano. A responsabilidade torna-se ainda maior diante das mensagens de parceria, solidariedade e integração que alinhavam as relações entre comunidades, lideranças e cidadãos. O espírito de cooperação para competir carrega em seus preceitos, como um exercício de cidadania, o aprendizado do trabalho conjunto e o respeito pela diversidade”.

Mais da metade dos brasileiros declara que nunca pratica esportes ou atividades físicas, e o nível de sedentarismo chega a 71%. As informações são alguns dos índices resultantes de uma pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto Ipsos a pedido do Sesc para a campanha Move Brasil (saiba mais em www.movebrasil.org.br). A campanha mundial Dia do Desafio trabalha para transformar essas informações em passado.

Mais do que apontar para um cenário alarmante, dados como esses indicam a urgência de promover eventos de incentivo à prática físico-esportiva que sejam comunitários e tenham como preocupação a inclusão social. Dentre as inúmeras propostas do Dia do Desafio, uma delas é a de desvincular a prtica de atividade ou esporte em equipamentos específicos, como academias, clubes etc. A ideia da campanha é fazer com que as pessoas adotem uma vida fisicamente ativa e conscientizá-las de que é possível fazer isso sem muitos recursos financeiros ou sociais.

Programação

No dia 27 de maio o Sesc São Caetano coordena, além de São Caetano do Sul, mais três cidades: Mauá, Diadema e Itaquaquecetuba. Neste dia, uma programação buscará incentivar a prática de atividades físicas em cada município.