Lombofaixa deveria ser mais baixa, mas está dentro das leis de trânsito.

Santo André instala 35 lombofaixas para a segurança da população

Em São Caetano, prefeitura e DAE permitem que empresa faça “lombadinhas na faixa” prejudicando a população

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André, dentro do cronograma de ações do PAIT (Programa de Ação Imediata no Trânsito), instalou 35 travessias elevadas na cidade. Conhecidas como ‘lombofaixas’, os equipamentos oferecem maior segurança para pedestres, principalmente em áreas de grande circulação de pessoas, como comércio e em áreas escolares, além de oferecer acessibilidade aos portadores de mobilidade reduzida.

A lombofaixa é uma travessia elevada de pedestres, mais larga que os redutores de velocidade comuns. Fica na mesma altura das calçadas, formando uma passarela que liga lado a lado da via, sobre a qual a faixa é pintada e sinalizada para chamar a atenção dos motoristas. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, este tipo de obstáculo é o que existe de mais moderno com relação à acessibilidade.

Lombofaixa deveria ser mais baixa, mas está dentro das leis de trânsito.

“Por se tratar de uma faixa que fica no mesmo nível da calçada, um cadeirante, por exemplo, terá mais facilidade ao atravessar a rua, além de proporcionar mais segurança aos pedestres”, explica.

Estão no cronograma, a instalação de novas travessias, na Rua dos Ciprestes, na altura da Escola Paulo Emilio, Rua Inglaterra, Praça XV de Novembro, Rua Camilo Pedutti, altura do número 1.834, Rua São João com Rua Guilherme Marconi, Rua Ingá com Luiz Lobo Neto, Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, Rua Artur de Queirós com General Glicério, Estrada do Pedroso, altura do número 42, Rua Fenícia, no Colégio Pentágono, Rua dos Ciprestes, altura do número 600, Rua do Arouche, Rua Alemanha com Rua Hebráica, Avenida Valentim Magalhães, altura do 422, Rua Sidnei, Avenida Sorocaba, altura do 971, no cruzamento das Ruas Ana Nery, Michelina e Olímpia, Rua Paranapanema, Rua Carijós, Rua Adriático e Rua Lima.

Confira abaixo os locais já contemplados com as lombofaixas.

R. Campos Sales x Oliveira Lima
R. Alvarez Azevedo x Elisa Fláquer
Rua Cel. Seabra
Av. Portugal (Clube 1º de Maio)
Rua Carijós x Rua Fausto
Rua José Bonifacio (Pq. Central)
Rua Antonio Álvaro nº 350
R. Adolfo Bastos (Col. Pequenitos)
Rua Henrique Calderazzo (Hospital Mário Covas)
Estrada da Cata Preta, 826
A. Portugal (Benef.Portuguesa)
Rua Ibiacema
Rua dos Aliados, 329
Avenida Itamarati, 2658
Avenida Rangel Pestana, 575 (nos dois lados da pista)
Rua Fernando Prestes (Pentágono)
Rua Dos Aliados 455
R. Cajobi (Creche Gonzaguinha)
Rua Equador
Praça Chile
Rua Dom Aquino
Rua Caminho dos Vianas -712
Rua Carijós, Praça Cristo Operário.
Rua Uruguaiana
Rua José D’Ângelo
Rua Delfim Moreira
Rua Mato Grosso x Porto Seguro
Praça Kennedy
Avenida das Nações
Rua Expedicionário Oscar Vano
Rua Giusepe Lorenzini, altura dos números 319 e 329
Rua Demetrio Girardelo , 586
Rua Dona Nina Zanotto
Rua Macuco 115
Av. Brasília altura do nº 656

Lombadinha na faixa é modalidade nova de trânsito em São Caetano

Não se sabe de onde a autarquia DAE arrumou a empresa que está fazendo a manutenção da rede de água no bairro Barcelona – São Caetano.

Depois de atrapalhar a vida de pedestres idosos e deficientes físicos durante vários dias deixando a céu aberto as valetas em todas as calçadas, depois de inúmeras reclamações começaram a fechar as valetas das calçadas bem como as que cruzam as vias públicas.

Esqueceram de avisar a empresa que o nivelamento da rua deveria ser uniforme, principalmente em cima das faixas de pedestres, o que não fizeram nem com a fiscalização do DAE, criando pequenas lombadinhas na faixa de pedestres, que estão recebendo o nome de “lombadinhas do Pinheiro” em homenagem ao ilustre prefeito.

Se de um lado a cidade vizinha preza pela segurança, em São Caetano, as autoridades estão pouco ligando para as leis de trânsito ao criar as lombadinhas.

Faixa que deveria dar segurança a pedestres virou armadilha para idosos e deficientes