Formato que mescla street com transições promete atender skatistas de várias modalidades
O ABC Paulista pode comemorar. Berço do skate nacional, a região conta com a abertura oficial de uma moderna pista de skate. Com lançamento oficial no aniversário de 462 anos de Santo André, no início do mês de abril, o skate plaza do Parque Pignatari está liberado para uso. “O formato da pista mistura transições rápidas com as clássicas, mas bem mais inclinadas que o de costume. Um dos obstáculos de destaque é a concha, algo ainda novo nas pistas mundo afora, tem um nível avançado para qualquer manobra”, explica Caio Peres, engenheiro e responsável geral da obra.
A pista do Parque Pignatari foi a primeira. Outras serão entregues aos praticantes e fãs da modalidade por meio do Projeto Concretize – grupo formado por pessoas ligadas diretamente ao skate e tem como objetivo se tornar um modelo para a construção, promoção e gestão de pistas de skate junto ao poder público.
“A proposta do Concretize é mostrar o caminho correto na construções de pistas de skate junto ao poder público e assim permitir que a modalidade cresça e se desenvolva em todos municípios do país. A pista do Parque Pignatari foi uma grande conquista da cidade de Santo André e esperamos que esse seja o primeiro de muitos projetos que irão beneficiar não apenas o skate, como diversas comunidades que buscam opções de lazer para toda a família”, destaca Dárcio França, um dos idealizadores do projeto.
O próximo projeto será a reforma da pista de skate da Atlântica, na Praça Sérgio Cirino. Também situada em Santo André, a pista promete se tornar um local de referência internacional para prática da modalidade. A obra será executada em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos do município.
O Projeto Concretize
O Projeto Concretize tem como objetivo se tornar um modelo para a construção, promoção e gestão de uma pista de skate, mostrando que é necessário mais do que boa vontade, seja do poder público ou dos próprios skatistas. É necessário conhecimento e capacitação técnica/profissional.
O trabalho está dividido em três fases: consultoria técnica e execução na construção de pistas de skate feita por empresas especializadas; promoção, tornar aquela pista conhecida para que possa virar referência para outros projetos, programa de gestão que capacita os frequentadores locais, que naturalmente já zelam por aquele local. Este é um projeto foi desenvolvido ao longo de 15 anos de vivência dentro do universo do skate.