O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou da cerimônia de lançamento da tocha olímpica para os jogos que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016. O evento ocorreu em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff e integrantes do Comitê Organizador dos jogos. São Bernardo será um dos municípios que receberá a tocha.
A previsão é que ela seja acesa entre os meses de abril e maio de 2016 em uma cerimônia em Olímpia, na Grécia. O símbolo olímpico seguirá, então, para Brasília, de onde partirá para percorrer o País.
O circuito de cidades para onde a tocha irá foi definido levando em conta critérios logísticos, turísticos e culturais. Além de envolver o povo brasileiro no aquecimento para os Jogos Olímpicos de 2016, a ideia é contar histórias de todos os lugares do Brasil e servir como um legado de inspiração para as gerações futuras.
A tocha deve passar por cerca de 300 cidades, abrangendo todos os Estados e o Distrito Federal. Em cerca de 200 desses municípios não haverá revezamento, quando a tocha passa de um condutor para outro. O término da viagem pelo País ocorre no dia 5 de agosto do ano que vem, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, quando ocorre a cerimônia de início dos jogos.
São Bernardo será uma das 83 cidades que terão a oportunidade de permanecer com o símbolo olímpico por uma noite. “A vinda da tocha para São Bernardo representa a coroação de todo o trabalho que estamos desenvolvendo no setor, não apenas investindo em espaços de qualidade olímpica, como o Centro de Ginástica e o Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, mas apostando em novos talentos do esporte”, destacou o prefeito.